Trocar pneu? Veja 5 dicas para aprender como inserir o estepe

A mecânica Silene Martins mostra o passo a passo de como colocar o estepe no carro

Troca de pneu - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Saber trocar pneu é uma tarefa importante para se aprender e ter em seu repertório automotivo. Afinal, nunca se sabe quando você pode precisar realizar a troca do item. Com ruas e rodovias com problemas, o carro sofre e o pneu pode não aguentar. Além disso, você pode ser pego de surpresa. Vai sair de casa e o pneu está baixo. Mas você saberia trocar o pneu?

Segundo a mecânica Silene Martins, a troca não guarda mistérios. Com um pouco de prática, já é possível aprender. “Olhando algum vídeo, você já vai conseguir, de fato, fazer a troca. Ou até mesmo em casa você pode fazer um treino e aprender na prática”, afirma. 

Segundo Silene, apenas com a chave de roda e o macaco - ambos itens obrigatórios que precisam vir no carro -, são as ferramentas usadas para a troca da roda. Vale salientar que o carro ainda vem com o triângulo, que deve ser usado para sinalizar quando você estiver na rua, não sendo necessário na garagem de casa, por exemplo. “Esses itens já vêm no carro e é sempre bom observá-los antes de fazer a compra. Sempre que você for calibrar os pneus, não esqueça do estepe. Afinal, quando você precisar dele, vai precisar estar bom”, complementa. 
 

Outro fator sobre a troca pelo estepe é que, em alguns modelos de carro, o item tem uma medida de pneu um pouco mais estreita que a roda original. “Isso é normal e vai depender de marca para marca. Pneus mais finos não são para longa distância. Eles são apenas para uma emergência para encontrar uma oficina mais próxima ou comprar um novo pneu, quando for necessário”, conclui. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Veja 5 dicas para trocar o pneu do automóvel: 

1 - Organização: 
Na maioria dos carros, o estepe está localizado no porta-malas. Localize o estepe e retire um pino de segurança que prende o item. Basta rosquear e remover o pneu. A chave de roda, geralmente, é localizada próximo ao estepe. 
 

Troca de pneu A mecânica Silene Martins ensina como fazer a troca do pneu | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

2 - Substituição: 
Neste passo, você deve folgar os parafusos da roda original que está murcha ou furada, com a chave de roda que você já retirou do porta-malas. Se precisar, use o pé (como se estivesse ficando em pé sobre a chave de roda) para dar um maior apoio/impulso e folgar os parafusos, afinal, eles precisam ficar bem apertados. 
 

Troca de pneu Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

3. Levantar o carro: 
Use o macaco para subir o seu automóvel. Nele, há uma fenda que se encaixa na parte lateral inferior do veículo. Posicione corretamente no local e encaixe a chave de roda na parte traseira do macaco, onde existe um espaço para isso. Depois de encaixar, o movimento é circular para subir o veículo. 
 

Troca de pneuFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

4. Estepe: 
Após subir o carro, com o pneu já distante do chão, remova os parafusos da roda. Depois de tirar a roda original, coloque o estepe na posição e prenda os parafusos. Volte a roda do carro para o chão e tire o macaco. Agora, aperte os parafusos com mais força para que fiquem presos de forma segura. 
 

Troca de pneu Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

5. Guarde os itens:
Agora, guarde os itens, como macaco, chave de roda e estepe no porta-malas, onde estavam anteriormente. Vale lembrar que, se o estepe for provisório, a recomendação é procurar uma oficina para consertar o pneu original. Afinal, o estepe é para uso provisório. 

Troca de pneu. Na foto, a mecânica Silene Martins Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco 

Veja também

Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos
saúde

Brasil tem 17 casos confirmados para a varíola dos macacos

Ministério da Saúde autoriza público acima dos 6 meses a receber vacina contra gripe
imunização

Ministério da Saúde autoriza público acima dos 6 meses a receber vacina contra gripe