Veja a lista com os carros que menos consomem gasolina no Brasil

O Inmetro junto ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) classificou os carros mais econômicos

Chevrolet Onix Plus é o carro mais econômico - Divulgação/Chevrolet

Os sucessivos aumentos de preço da gasolina tornaram as idas ao posto uma dor de cabeça para os brasileiros. Encher o tanque nunca custou tanto e, por isso, a procura por carros híbridos e elétricos têm crescido em nosso mercado. Só que ter um carro recarregado na tomada ainda é um privilégio de poucos. Uma solução é buscar por modelos que “bebam” menos e que tornem as idas ao posto de gasolina menos frequentes.

O Inmetro, através do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) para veículos leves 2021, classificou os carros mais econômicos, não incluindo, é claro, os modelos com qualquer tipo de eletrificação na rodagem.

A primeira posição da lista é do Onix Plus, classificado como o carro aspirado mais econômico do país, tanto com etanol como com gasolina no tanque, superando inclusive automóveis menores. O sedã da Chevrolet também apresenta o menor consumo na categoria turbo.

“O motor do Onix faz parte de uma nova geração de propulsores da GM e conta com as mais modernas tecnologias disponíveis para oferecer eficiência energética, performance e baixo custo de manutenção. O sistema avançado de gerenciamento eletrônico do veículo ajuda a potencializar os resultados em qualquer condição de uso, na cidade ou na estrada, seja na opção de transmissão manual ou na automática”, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produto da GM América do Sul.

Esta nova família de motores é a mesma que equipa o Tracker turbo, que consta na lista do Inmetro como o SUV mais econômico de sua categoria. A Chevrolet, aliás, é a marca que está massificando a adoção do turbo no mercado brasileiro, desde o lançamento da segunda geração do Cruze, há cinco anos.

O Inmetro classifica de A a E cada modelo (sendo A para os mais econômicos e E para os beberrões) com o consumo energético medido em megajoules por quilômetro (MJ/km). Temos também o consumo com gasolina e etanol nos ciclos urbano e rodoviário, que é o que importa aos consumidores no dia a dia.

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter