Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Aqui, neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é analista de Investimentos da Finacap Alexandre Brito. Mande sua pergunta também também para o e-mail [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Fiz uma economia durante o ano e pretendo investir os R$ 2 mil em algo com retorno rápido. Qual a melhor opção? - Mário André

Mário, não recomendamos operações de curto prazo e especulativas. Em nossa filosofia, entendemos que investimentos com visão de longo prazo trazem melhores resultados. Caso você busque aplicar seu dinheiro em algo que você não tem pretensão de manter por muito tempo, deve dar preferência a opções com boa liquidez – que poderá resgatar seu capital em tempo hábil. Há boas opções de fundos multimercados diversificados que você pode ter um horizonte para este investimento em torno de 6 meses. Se preferir aplicar em uma operação de curto prazo, limite a uma parcela conservadora do seu patrimônio mentalizando que, caso venha a perder todo esse recurso, não haverá maiores complicações.

Tenho R$ 7 mil para investir em algo a longo prazo, pois vislumbro comprar um apartamento. Qual o melhor tipo de investimento? - Joana Karla

Joana, para um objetivo de longo prazo, digamos 3 a 5 anos, entendo que a melhor opção hoje no mercado são os investimentos em ações. É importante entender seu perfil como investidora, visto que o mercado de ações é conhecido por ter grande oscilação de preços. Enxergue os investimentos como uma parcela em uma sociedade de uma companhia. É necessário ter paciência e visão de longo prazo. Recomendo, para investidores que desejam aplicar em ações, fazê-lo através de um fundo de investimento em ações, que permite ao investidor ter acesso a uma carteira diversificada de empresas e administrada por uma equipe profissional. Dê preferência a fundos que possuam longo histórico de rentabilidade.

Veja também

Brasil registra 1.091 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h
Coronavírus

Brasil registra 1.091 mortes pela Covid-19 nas últimas 24h

Sem máscara, Bolsonaro comemora independência dos EUA com embaixador
Bolsonaro

Sem máscara, Bolsonaro comemora independência dos EUA com embaixador