Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Folha Finanças - Arte/Folha de Pernambuco

Aqui, nesse espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é o economista, professor e consultor de finanças filiado à Unibra, Bruno Moura Tôp. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Como investir em meio a crise do coronavírus? - Mariana Diniz

Atualmente, a situação do COVID19 está refletindo fortemente no Mercado Financeiro em geral. Se você dispõe de tempo e recursos para estudar o funcionamento da Bolsa de Valores, essa é uma oportunidade gigante para adquirir ações com um preço baixíssimo, contudo, o risco é enorme. Lembrando da máxima que: quanto maior o risco, maior o lucro, você precisa tomar uma decisão sabendo de tudo isso. Quaisquer outras opções estão inviáveis no momento. Algo importante é que o Tesouro Nacional suspendeu a negociação de títulos no Mercado Monetário até que o mercado se estabilize. As ações de compra ou venda de moeda estrangeira está com uma alta volatidade e a taxa de juros SELIC deve sofrer mais baixas para tentar estimular a economia.

Investimentos mais conservadores são melhores opções no momento? - João Dias

Investimentos conservadores vão minimizar a sua perda em tempos tão incertos como esse por conta do coronavírus. Essa ação se dá porque com as contínuas quedas da taxa de juros da economia brasileira, os investimentos conservadores estão ficnaod com rentabilidade nula e até em alguns casos, ficando negativa, como é o caso da poupança.

Como escolher um tipo de poupança com melhor rendimento? - Marina Gusmão

A poupança só existe uma e está apresentando um rendimento real negativo ante a inflação. O que pode variar e ser uma solução neste momento é tentar uma previdência privada que funciona de forma similar a da poupança. A diferença entre essas duas opções é que a segunda não lhe permite sacar ou retirar o valor à qualquer momento, como é o caso da poupança.