As dúvidas mais frequentes dos investidores sobre fundos de ação

Camila Haeckel do Inspiração Invest e Lorena Mancini, responsável pelo relacionamento com investidores de varejo na Equitas Investimentos - Divulgação

A Folha Finanças entrevistou Lorena Mancini, responsável pelo relacionamento com investidores de varejo na Equitas Investimentos, gestora especializada em renda variável com mais de 14 anos de história e performance destacada em relação ao mercado. Ela foi convidada por Camila Haeckel, do Inspiração Invest, parceira deste blog.

Na conversa, Lorena conta quais as principais dúvidas dos investidores sobre fundos de ações, como atuar, quais os segmentos mais arriscados, orientando ainda os melhores caminhos para investimentos.

Lorena é formada em Direito e especialista em Mercado de Capitais pelo Ibmec/MG. Há sete anos no mercado, ela já atuou em planejamento patrimonial, M&A e assessorando empresas em emissões de dívida e demais operações de mercado de capitais. Há dois anos, ela atua na Equitas auxiliando os parceiros e investidores nas dúvidas sobre os fundos.

Confira a entrevista com Lorena Mancini e saiba mais sobre as certificações do mercado financeiro.

Qual a diferença de investir em um fundo de ações e comprar ações diretamente?

Essa é uma das perguntas mais comum entre os investidores e a resposta é: são estratégias diferentes que podem ser, inclusive, complementares. É importante entender que quem compra ações diretamente está assumindo a gestão de seus investimentos. Dessa forma, deverá se dedicar a entender os movimentos do mercado, os riscos, as dinâmicas setoriais e as empresas em que investe. Por outro lado, terá mais autonomia nas suas decisões.

Já nos fundos de ações, o investidor delega essa função a uma gestão especializada de um time experiente, composto por profissionais que dedicam suas carreiras a identificar as melhores oportunidades de investimento, compor um portfólio que gere valor aos cotistas do fundo ao longo do tempo, gerir riscos e constantemente reavaliar a estratégia. Usando o exemplo da Equitas, para tomar as decisões de investimento da forma mais diligente possível, contamos com 28 profissionais, sendo 14 pessoas no time de gestão e análise, além de times focados em risco, compliance, operações, tecnologia e relacionamento com investidores.

Outro ponto importante é a diversificação. O investidor de um fundo de ações compra cotas de um portfólio diversificado, que no caso do Equitas Selection FIC FIA é composto por ações de 20 a 25 empresas diferentes, com seus percentuais ajustados de acordo com o risco dos papéis. Já o investidor que compra ações, deverá buscar sozinho a diversificação.

Vale ressaltar também a questão tributária. Na compra direta de ações, as operações "comuns" estão sujeitas à retenção de 15% de Imposto de Renda (IR), enquanto as operações day-trade pagam 20% de imposto sobre o lucro obtido. Toda vez que vender uma posição, o investidor deverá emitir um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pagar o IR referente à operação, sendo isentas apenas as vendas de ações cuja soma das operações seja inferior a R$ 20 mil dentro de um mesmo mês. No fundo de ações, é mais simples: você só é tributado no momento do resgate, na alíquota de 15% sobre o lucro obtido durante o período que permaneceu com o investimento.

O que é o Ibovespa, e o que é um fundo de gestão ativa, descorrelacionado do Ibovespa?

O Ibovespa é um importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3, formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. Ele serve como uma espécie de “resumo” da rentabilidade das principais ações negociadas no mercado brasileiro e facilita o acompanhamento da rentabilidade agregada média dessas ações.

É usado como benchmark para a maioria dos fundos de ações. Assim, quando é divulgada a rentabilidade do fundo em determinado período, também é divulgada a rentabilidade do Ibovespa naquele mesmo período, para que o investidor possa comparar como aquele fundo se comportou em relação ao mercado.

Um fundo de ações de gestão ativa como o Equitas Selection, visa a superação dos resultados do Ibovespa em um horizonte de médio ou longo prazo, através de uma metodologia própria de análise de empresas e stock picking, para composição de um portfólio de ações diferente das que compõe o Ibovespa. Sendo assim, os resultados no curtíssimo prazo podem se descolar do índice, mas nosso propósito é sempre superá-lo no médio/longo prazo, criando valor aos nossos investidores ao longo do tempo.

Desde seu início em 2010, o Equitas Selection FIC FIA acumula 460% de rentabilidade versus 58% do Ibovespa no mesmo período.

É arriscado investir em fundos de ações?

Primeira coisa para se ter em mente: onde há retorno, há risco. Não se deixe enganar por fórmulas mágicas para ficar milionário da noite para o dia e promessas de retorno sem risco. Pesquise e se informe. Conheça os produtos antes de investir.

O investimento em renda variável, como o próprio nome diz, é variável. Não há rentabilidade garantida, e as ações podem sofrer oscilações de preço no curto prazo, fazendo com que seu investimento também sofra. Mas temos que ter em mente que, por trás dos preços das ações negociados na tela, estão empresas.

Se o fundo souber selecionar para seu portfólio empresas sólidas, com bons fundamentos, bem posicionadas e geradoras de caixa, no médio ou longo prazo irá capturar essa construção de valor, entregando retorno aos investidores resilientes que conseguirem entender que, no fim do dia, estão investindo em negócios. Um portfólio bem diversificado, também ajuda a não concentrar o risco em apenas uma empresa.

Como investir em um fundo de ações?

Antes de fazer qualquer investimento, é importante procurar seu assessor de investimentos para entender:

- seu perfil de investidor, para saber o percentual do seu patrimônio deve ser direcionado para um fundo de ações.

- o propósito do seu investimento, para saber por quanto tempo você pode deixar aquele recurso investido.

- os produtos em que você pretende investir (time de gestão, histórico da gestora, horizonte de investimento, filosofia, riscos), para saber se tem fit com o propósito do seu investimento.

Depois é fácil. Só acessar a plataforma de investimentos na qual você tem conta, e buscar pelo fundo de ações escolhido. Seu assessor também pode te ajudar nessa!

Já que você disse tanto sobre conhecer os produtos antes de investir, poderia nos contar um pouco sobre a estratégia do Equitas Selection?

A Equitas é uma gestora especializada em renda variável que está no mercado desde 2006. Foi fundada pelo Luis Felipe Amaral, que é gestor dos fundos da casa e tem mais de 20 anos de carreira. Com ele somos mais 27 profissionais, sendo 4 sócios que trabalham juntos há mais de uma década no time de gestão e análise, todos focados em uma única estratégia: o Equitas Selection FIC FIA (também na versão Institucional, Mão Amiga e Advisory).

O Equitas Selection FIC FIA é um fundo composto por 20 a 25 posições em ações de empresas selecionadas através de um processo de análise fundamentalista proprietário. Esse processo é implementado pelo nosso time de especialistas, que adotam um horizonte de investimento de 3 a 5 anos.

A Equitas baseia sua estratégia na compreensão dos fatores que influenciam a capacidade das empresas em gerarem valor para seus acionistas em longo prazo, através de geração de caixa para pagamento de dividendos ou reinvestimento em projetos de alto retorno.

Nos dedicamos a entender os setores em que as empresas atuam, a concorrência, vantagens competitivas de cada companhia, a capacidade da equipe de gestão, a alavancagem - tanto financeira como operacional - e as estratégias de crescimento.

Não nos propomos a tentar adivinhar qual será́ o preço de uma ação amanhã ou no próximo mês e não costumamos alterar nossa carteira com alta frequência no curto prazo. Nosso foco é, de fato, identificar empresas diferenciadas e com grande potencial de geração de valor que ainda não está refletida nos preços de suas ações.

Após definir um portfólio diversificado de empresas com estas características, implementamos nossa estratégia com disciplina, acompanhamos de perto as empresas em que investimos e temos paciência para aguardar que o valor que enxergamos se reflita nos preços das ações.

Este processo aplicado de forma disciplinada ao longo do tempo, tem nos dado um retorno destacado em relação ao mercado dentro do nosso horizonte de investimento.
 

Inspiração Invest Escreva a legenda aqui

Veja também

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19
Coronavírus

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA
Mundo

Encontrados 19 corpos carbonizados na fronteira México-EUA