As expectativas do setor joalheiro

Eduarda Haeckel, do Inspiração Invest e Cris Lemos, da CiS Joias - Divulgação

Eduarda Haeckel do Inspiração Invest entrevistou nesta semana na Folha Finanças, Cris Lemos, designer e empresária pernambucana à frente da CiS Joias. Na conversa, as adaptações do mercado de investimentos do segmento de joias, a movimentação dessa modalidade durante a pandemia da Covid-19. 

A empresária falou ainda na entrevista sobre a atuação do setor em Pernambuco, e da atuação da CiS Joias no Brasil. 

Cris cursou design de produto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de realizar cursos com ourives locais e especializações em Londres. A CiS Joias conta com lojas físicas em três principais shoppings do Recife (RioMar, Plaza, e Shopping Recife), além do e-commerce que atende todo Brasil e um ponto de venda da CiS Joias na loja Dona Coisa no Rio de Janeiro.

A CiS Joias tem 12 anos de atuação, com visibilidade de marca em diversas cidades do País, por meio de eventos segmentados para o público-alvo da empresa.

Confira a seguir a entrevista completa com Cris Lemos. 

Durante a pandemia, houve uma grande valorização do ouro como investimento sólido, como isso se refletiu no setor joalheiro? 

Em momentos de crise e instabilidade é bastante comum a valorização do ouro. E em 2020, em reflexo da valorização exponencial no valor do grama do ouro obtivemos um crescimento no faturamento. Com o valor do ouro quase dobrado em um curto espaço de tempo, o tíquete médio das joias subiu e nosso estoque se valorizou. 

As pessoas acompanharam esse crescimento que foi tão alto que até mesmo os mais leigos acompanharam o aumento e puderam ver e enxergar as joias como um bom investimento.  
  
Um dos motivos do aumento da procura por joias é que elas são, inclusive, um investimento seguro. Tem alguma dica especial para quem deseja investir nelas?

Acho que essa ciência de a joia ser um investimento seguro foi um dos motivos da CiS estar passando bem por essa pandemia, por ter ultrapassado o ano de 2020 e estar em constante crescimento. 

Eu acho que é a visão de que o ouro, o diamante, sempre estarão valorizando. Por exemplo, uma pessoa que adquiriu uma joia da CiS há seis, dez, doze anos, hoje ela tem uma noção do quanto aquela mesma joia que ela comprou valorizou dentro da própria CiS. Então isso é muito importante, essa percepção do cliente. 

Outra coisa que me deixa super feliz é quando eu vejo a assinatura da CiS, que vai muito além do ouro e do material que a compõe. A joia assinada e que é vista como um selo de uma joia de qualidade. Uma dica importante é ter certeza da procedência da joia, fazer questão de certificado, da garantia para que você esteja consumindo um produto que você confie.  

Para quem deseja investir, existe um tipo de joia ideal ou melhor? 

Absolutamente todo tipo de joia é um excelente investimento. Muita gente pode não saber, mas o ouro é considerado pelo mercado um investimento totalmente seguro. Por isso, em ocasiões de crise financeira sempre existe a valorização e maior procura pela compra do ouro.

As joias sempre tiveram um valor, acima de tudo, afetivo, será que isto foi um fator impulsionador da busca por joias. A vontade por demonstrar afeto através de joias?

Sim, com certeza. Além do valor financeiro agregado ao produto, há o valor afetivo. É um período difícil onde as pessoas procuram maneiras diferentes de demonstrar afeto. 

Quais foram as adaptações que você realizou pela marca para novo momento? 

A marca já era bastante presente no online, mas, com a pandemia, as empresas precisaram focar no online como algo imprescindível, algo que caminhe em paralelo à venda física. Foi essa a grande mudança de visão que implementamos na CiS Joias. 

Nós relançamos o nosso site, que se tornou mais dinâmico, atrativo e intuitivo. E, entendendo que houve realmente uma mudança no comportamento do consumidor, nós estamos muito focados no contato com o cliente de maneira virtual, tentamos oferecer uma experiência de compra que supra todas as necessidades do nosso cliente. 

As nossas redes sociais também se tornaram ainda mais fortes neste período. Em contrapartida, o offline e presencial precisam seguir todos os cuidados e protocolos, e mesmo assim, torná-lo imensamente especial.

Neste ano, a CiS Joias ganhou sua terceira unidade em Pernambuco, desta vez, no Shopping Recife. Qual o segredo? Expandir durante a pandemia? 

Para nós foi uma satisfação imensa contar com nossa terceira loja física, ainda mais em um período incerto para inúmeros setores. Conseguimos enxergar neste momento a oportunidade de crescimento, que foi abrir a loja no Shopping Recife e expandir a nossa loja no RioMar. 

O fato de estarmos atravessando esse período tão difícil que o mundo vive, é também o resultado de um trabalho bem feito ao longo desses doze anos, junto ao cliente. 

Eu acredito que neste momento de crise sempre surgem boas oportunidades, pra CiS foi a abertura da loja no Shopping Recife, por exemplo, que fazia parte do nosso plano de expansão, e a mudança na loja do Riomar para uma loja maior e mais bem localizada.
 

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