Como investir em um cenário de inflação alta como o atual?

Há várias opções de investimentos, inclusive com o boom de plataformas online, confira

Unsplash.com

Alguns brasileiros de idade mais avançada conhecem perfeitamente as dificuldades que passaram anos atrás, mais precisamente na década de 80, nos tempos de inflação alta, completamente descontrolada. 

Os preços dos produtos eram ajustados várias vezes por dia e a ida ao supermercado era um verdadeiro terror. O poder de compra dos trabalhadores naquela época diminuía dia a dia, mesmo com os reajustes salariais constantes.

O problema não tem a mesma intensidade, já que os índices inflacionários estão muito abaixo do que eram em outras épocas, mas a situação começa a ficar preocupante e o governo está tentando controlar essa situação aumentando os juros.

No ano passado a inflação anual já havia sido a maior desde 2015 e continuava a subir. Para o investidor proteger o seu patrimônio é preciso fazer aplicações que paguem mais que a inflação; essa é a única maneira de evitar a desvalorização de seu capital. Mas como fazer isso?

Há várias opções de investimentos, inclusive com o boom de plataformas online, entre elas a Iqoption, o conhecimento sobre o assunto aumentou muito entre os brasileiros comparado com alguns anos atrás.

Em uma plataforma online é possível criar sua conta e começar a fazer operações rapidamente e também se popularizou a figura do trader, que está online e consumindo conteúdo sobre as mais diversas commodities e empresas e realizando operações. Ou seja, mercado e oferta não faltam e o online ajuda nisso.

Como proteger os investimentos da inflação?

A melhor maneira de proteger o capital neste momento é investindo em renda fixa. Ela pode pagar um rendimento superior à variação de preços da inflação. Vejam a seguir:
Tesouro IPCA 

O tesouro IPCA é um dos investimentos mais seguros e mais populares. Na modalidade Tesouro Direto você adquire títulos públicos que são emitidos pelo governo brasileiro e sua rentabilidade está atrelada à inflação.

O índice aplicado é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), portanto o rendimento será a variação da inflação mais uma taxa predeterminada.

Como é impossível prever a inflação futura é utilizada uma estimativa do Banco Central que será aplicada caso o resgate do título ocorra na data do vencimento.
Fundos de investimentos 

Os fundos de investimentos também são uma boa opção para o investidor de médio e longo prazo. Embora tenham algum risco, em geral rendem acima da inflação.

Existem vários tipos de fundos de investimento como Fundo de Renda Fixa, Fundo Multimercado, Fundo de Curto Prazo dentre outros.

Eles funcionam como um condomínio, os recursos captados são aplicados em títulos e valores mobiliários.  

LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) se tornaram um dos principais produtos nas carteiras dos investidores. 

São investimentos em renda fixa que contam com incentivo do governo federal, sendo sua maior vantagem serem isentos de imposto de renda. 

Outro ponto a se destacar é que eles possuem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), com um seguro que garante até R$ 250 mil, caso a instituição emissora do título não cumpra com o acordado ou ainda entre em falência. As letras podem ser pré-fixadas ou pós- fixadas.

Bolsa e renda variável

Mesmo com a Bolsa tendo resultados negativos no ano passado e a renda fixa ocupando um lugar de destaque nas carteiras dos investidores, ela não deixa de ser uma boa opção de investimento em 2022. 

Um bom investidor procura diversificar seus investimentos e além de renda fixa, deve aplicar seu capital também em ações de grandes empresas nacionais. Com certeza a médio e longo prazo elas irão evoluir.

Plataformas de trade e criptomoedas como a Olymptrade também são procuradas neste momento pela facilidade de criar uma conta, fazer depósitos e investir. Assim como na Bolsa, como a renda é variável e o risco é maior, estude bem suas operações e seu perfil de risco.

Da mesma forma que procuramos orientar os investidores a procurarem os melhores investimentos em época de inflação alta, também devemos orientá-los onde não aplicar o seu capital.

Um dos investimentos que devemos evitar é sem dúvida alguma a caderneta de poupança.  

Apesar de grande parte da população ainda investir suas economias na caderneta de poupança, ela vem durante os anos perdendo para a inflação, inclusive em 2020 o ganho real foi negativo. 

Como esse panorama não deverá ser alterado tão cedo, a caderneta de poupança deixa de ser uma opção interessante pela sua baixa remuneração.
 

Veja também

Copa do Brasil: Atlético-MG derrota Brasiliense e está nas oitavas
Futebol

Copa do Brasil: Atlético-MG derrota Brasiliense e está nas oitavas

Daniel Silveira diz não usar mais tornozeleira e afirma que 'Judiciário não faz mais nada'
Política

Daniel Silveira diz não usar mais tornozeleira e afirma que 'Judiciário não faz mais nada'