Criptomoedas: saiba as vantagens e opções de investimento

Eduarda Haeckel Vieira, do Inspiração Invest e Edisio Pereira Neto, do Zro Bank - Divulgação

A Folha Finanças desta semana entrevista presidente do Zro Bank, o primeiro Banco Digital Multimoedas do Brasil,  baseado na tecnologia Blockchain, Edisio Pereira Neto. Ele foi entrevistado por Eduarda Haeckel Vieira, do Inspiração Invest, parceiro do Blog, publicitária com MBA em marketing e cofundadora da Editora Inspiração.

Na entrevista, Edisio fala sobre o mercado de Bitoin, que recentemente superou marcas históricas e a rentabilidade desta modalidade. Na conversa, o presidente do Zro Bank aborda também sobre a presença das criptomoedas em bancos tradicionais, vantagens e desvantagens comparando com outros investimentos, além de dúvidas frequentes sobre esse mercado. 

Além de presidir o Zro Bank, Edisio Pereira Neto fundou a Fintech Bitblue, uma plataforma que integra o mercado internacional de Criptomoedas com o nacional, provendo liquidez para as maiores Exchanges do Brasil e superando um volume de vendas mensal de mais de R$ 300 milhões. No Zro, ele tornou a startup como primeiro Banco Digital Multimoedas do Brasil,  baseado na tecnologia Blockchain. 

Confira a entrevista com Edisio Pereira Neto a seguir.
 
O Bitcoin superou mais uma máxima histórica, ultrapassando R$ 230.000. Ainda vale à pena comprar?

Durante os últimos 10 anos, o Bitcoin vem frequentemente liderando o ranking como melhor investimento do mundo. No final de 2019, várias empresas renomadas como PayPal, Visa, JP Morgan e Tesla anunciaram investimentos na tecnologia, sendo acompanhados por grandes fundos, como o da BlackRock, maior gestora de investimentos do mundo e até mesmo no Brasil como a XP e o BTG que anunciaram fundos 100% Bitcoin.  

Uma pesquisa publicada pela Exame apontou, recentemente, para um crescimento do Bitcoin mais rápido do que a Internet, podendo atingir mais de 1 bilhão de pessoas em 2025. Isso me traz a certeza de que mesmo superando máximas históricas, o Bitcoin ainda tem muita margem para crescer. Importante destacar que muitos reconhecem o Bitcoin como sendo o “ouro” digital, pois carrega características semelhantes como durabilidade e escassez, mas é ainda melhor nos quesitos segurança e transporte.

Você compara o Bitcoin com o ouro, dizendo que é o ouro digital. qual investimento é melhor, o ouro ou o Bitcoin?

Eu considero o Bitcoin melhor do que o Ouro. Minha explicação tem uma tese: aos que reclamam que o bitcoin é quase exclusivamente usado para especulação financeira e quase nada usado para comprar bens e serviços, aponto para o ouro, já que quase todo o ouro do mundo é usado ou para especulação financeira entre países (nessa função eles chamam de “reserva”) ou de indivíduos; seus usos industriais e estéticos representam menos de 2% da quantidade total. 

Nunca vi, nem ouvi falar, de ninguém pagando o supermercado ou o cafezinho com ouro. E qual o lastro do ouro, mesmo? Tradição? Durabilidade? Escassez? Isso é a mesma coisa que dizer que é o valor da comunidade internacional que valoriza essas propriedades e acredita nele. Não é à toa que o bitcoin é frequentemente apelidado de “ouro digital, porque detém essas mesmas características, mas com outras vantagens no que diz respeito a segurança e facilidade de transporte (transferências de valores).

Além do Bitcoin, vale à pena diversificar meus investimentos com outras criptomoedas?

Sim, mas é preciso ter bastante atenção. O Bitcoin é a principal criptomoeda, mas existem mais de 4.000 opções disponíveis. Cada uma representa um projeto específico para atingir um nicho de pessoas e projetar crescimento. 

É muito importante que quando uma pessoa compre uma criptomoeda, assim como uma ação, ela estude e saiba por que está comprando aquilo. O preço pode subir ou descer, mas se você acredita na lógica você não irá vender. Se algo que você não previa mudou, aí sim você vende. Qualquer ato diferente disso vira uma simples aposta e você precisa ficar atento para não entrar nesse jogo de emoção.
 
Algumas notícias mostram pessoas que perderam a senha para acessar a carteira de Bitcoin e não conseguem mais ter acesso ao seu dinheiro. Como fazer pra comprar Bitcoin com segurança e não ter esse risco?

Existe um lado libertário do Bitcoin, que permite a qualquer pessoa guardá-los e transacioná-los sem precisar de nenhuma instituição para intermediar essas movimentações. 

Isso é legal, mas nem todas as pessoas estão preparadas para custodiar as suas próprias criptomoedas, ou seja, ser o seu próprio Banco. É como guardar dinheiro em espécie em casa, existem riscos envolvidos e você precisa ponderar. 

É por este motivo que lançamos o Zro Bank, o primeiro Banco Digital que te permite comprar, vender, sacar e depositar as suas criptomoedas, deixando-as custodiadas com o Banco, para que você não precise se preocupar é possível entrar em contato com o suporte, se identificar e recuperar o seu acesso. Isso resolve várias dores dos usuários iniciantes neste mundo.
 
Preciso declarar no imposto de renda uma operação com Bitcoin?
 
Sim. Basicamente você precisa declarar no seu IR ao final do ano o seu saldo em qualquer criptomoeda. Além disso, você precisará recolher 15% sobre o ganho de capital obtido mensalmente quando você compra e vende. É idêntico ao mercado de ações.

Quanto eu pago de taxa para fazer uma operação com Bitcoin?

Muitas corretoras de criptomoedas cobram entre 1% e 3% de taxas para você converter seu dinheiro. No Zro Bank, além de funcionar 24h por dia e todos os dias da semana, nós zeramos essa cobrança e assim o usuário pode ver o preço final de forma clara, quanto ele está pagando ou por quanto ele está vendendo aquela moeda.

Quais as perspectivas para esse mercado no panorama global e local, falando em Nordeste?

O cenário global está muito aquecido, principalmente com a recente entrada de grandes empresas, como PayPal, Visa, Mastercard e até a Tesla. Acredito que no Brasil, assim como no Nordeste, cada vez mais as pessoas estão adaptadas ao tema, já não passa mais aquela insegurança de achar que é pirâmide financeira e várias pessoas começam a aderir, principalmente como uma diversificação do portfólio de investimentos.

Você acha que os bancos tradicionais podem migrar pra esse tipo de investimento.

Sim, já é um movimento que vem acontecendo com certa frequência, iniciando por grandes fundos, grandes empresas e até mesmo bancos. Entendo que o Bitcoin atinge um potencial enorme com esses players e com a possibilidade da entrada também de cidades e países querendo garantir sua reserva de valor e diversificação.

Inspiração Invest Inspiração Invest 

Veja também

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal
EUA

Trump ameaçado de desacato em julgamento criminal

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação
OLINDA

Rodoviários liberam TI Xambá após chegada de carro-pipa, mas não descartam outra paralisação

Newsletter