Empreender em 2024: especialista dá dicas para iniciar um negócio de sucesso

O empreendedorismo cresceu exponencialmente no Brasil e se tornou o sonho de muitos brasileiros

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O empreendedorismo se tornou o sonho de muitos brasileiros que tem o objetivo de montar o próprio negócio e se livrar de vez do emprego formal, que, muitas vezes, remunera muito mal.  Nos últimos anos o empreendedorismo tem crescido exponencialmente no Brasil. Segundo o Mapa de Empresas, conferido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, do Governo Federal, somente nos quatro primeiros meses de 2023, já existiam quase 22 milhões de empresas ativas, considerando matrizes, filiais e Microempreendedores Individuais (MEI).

Segundo o professor Omero Galdino, que leciona no curso de Administração de Empresas, na Faculdade Alpha, o primeiro passo para quem deseja se tornar um empreendedor é identificar um propósito. “Descobrir aquilo que te motiva profundamente é a base para iniciar qualquer empreendimento. Trabalhar apenas pelo dinheiro não motiva, porém, todo negócio precisa de retorno financeiro. O ideal é encontrar um equilíbrio”, ensina o professor. 

Em seguida, é preciso fazer uma pesquisa de mercado com o objetivo de entender as necessidades e as tendências do setor em que a pessoa deseja montar um negócio. De acordo com Galdino, criar um plano de negócios detalhado, validar a ideia com usuários e buscar uma formação seriam passos importantes para garantir que o início do empreendimento tenha bases sólidas e resistentes. 

É interessante testar o produto com um um mínimo produto viável (MVP). Ou seja, entregar o mínimo para o cliente e observar o resultado. O MVP permite erros e acertos com um  custo mais baixo. Caso o teste apresente resultados positivos, o empreendedor pode divulgar o negócio com segurança  

O especialista ainda alerta para que o empreendedor tente sempre manter o foco no empreendimento, se aperfeiçoar, fazer redes de contato e estar pronto para ajudar e ser ajudado. “O mundo precisa de novas ideias, perspectivas únicas e espírito inovador. Não podemos ficar esperando a perfeição ou o momento ideal. É importante começar com o que se tem no momento e, ao longo do caminho, acertar o passo”, aconselha. Ele enfatiza que o Pet shop online e o serviço delivery de beleza são setores que chegam forte no ano de 2024. “A gente vai ter expansão de outros setores que não imaginávamos que seria tão forte”, disse.  

Começar um negócio com pouco dinheiro é um grande desafio mas é possível. Segundo Omero Galdino, é importante iniciar oferecendo serviços que caibam no seu orçamento. “ Por isso que eu sempre falo, se você não tem tanta verba comece com um serviço que você mesmo pode oferecer”, enfatizou. Na maioria das vezes, alguns empreendedores recorrem ao empréstimo, contudo, só é válido caso haja uma boa estrutura de custos como o retorno de investimento. Se esta estrutura não estiver funcionando, o empresário pode trabalhar apenas para pagar o empréstimo feito.  

“Você precisa primeiramente analisar sua estrutura de custos e verificar qual é o retorno. Qual é a taxa de retorno desse negócio? Qual é a taxa efetiva desse empréstimo, por exemplo”, enfatizou Galdino.

Veja também

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"
BBB 24

Entenda como será a dinâmica desta semana no "BBB 24"

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados
BBB 24

Prova do Líder destá quinta-feira (22) é de resistência e em dupla; confira os primeiros eliminados