Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Folha finanças - Arte/FolhaPE
Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é Felipe Tavares, administrador e sócio da Dapes Investimentos. Mande sua pergunta também para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Quero montar uma aposentadoria privada. Devo ficar atento ao quê? (Pedro Teixeira)

Existem diversas formas de montar um portfólio para aposentadoria. Você pode investir na própria previdência privada, onde é necessário observar diversos detalhes, como tipo de tributação (progressiva ou regressiva), tipo do plano (PGBL ou VGBL), e por fim, e mais importante, qual fundo de previdência investir. Além da previdência privada, para investidores mais conservadores, o Tesouro Direto possui alguns títulos que podem fazer sentido, como é o caso do Tesouro IPCA +, que corrige o valor pela inflação e ainda te remunera uma taxa extra. Nesse caso, é bom ficar atento às taxas que o título vai te remunerar e ao prazo de vencimento do título, para que coincida, mais ou menos, com a época que pretende se aposentar. E por fim, e não menos importante, é possível pensar em aposentadoria com ações, para investidores mais arrojados. Se optar por ações diretas, reinvestir os dividendos ao longo do caminho é o segredo, mas também pode-se optar fazer esse investimento via fundos (usuais ou previdenciários)

Qual o efeito dos juros compostos no meu orçamento? (Clarisse Silveira)

Dizem que Einstein falou que "os juros compostos são a oitava maravilha do mundo, quem entende, ganha com isso, quem não entende, paga". Se você possui dívidas, elas irão aumentar com os juros compostos, tomando maior parte da sua renda/patrimônio, se você possui investimentos, esses juros irão trabalhar a seu favor.

Veja também

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana
BBB 24

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Newsletter