Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Folha Finanças - Arte/FolhaPE

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Mande sua pergunta também. Nesta semana, quem responde é Felipe Tavares, administrador e sócio da Dapes Investimentos. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Como investir de uma forma que garanta maiores probabilidades de retorno altos ao longo do tempo? (Clara Leite)

Quando falamos de maiores retornos, falamos, necessariamente, de assumir maiores riscos. Ao assumir maiores riscos, maiores são as incertezas (que por sua vez, aumentam as probabilidades de cenários mais adversos). Acredito que a maneira mais eficiente para uma carteira gerar bons retornos ao longo do tempo, é possuir um portfólio de investimentos diversificado, com ativos descorrelacionados. Um pouco de ações, imobiliários, renda fixa pré-fixada, pósfixada, ativos indexados a inflação. Dependendo da carteira, até um pouco de dólar e investimentos no exterior.

Qual a melhor alternativa para investir pequenas quantias (20, 30 ou 50 reais)? (Júlia Clemente)

Acredito que a melhor maneira seja investir através do Tesouro Direto, onde existem títulos a partir de R$35,00, aproximadamente. É importante verificar se o seu banco te cobra alguma taxa por isso. Se você tiver um pacote de serviços no banco, que te permita movimentar sua conta (TED/DOC) de graça, também pode fazer isso através de alguma corretora (Se você paga alguma taxa para transferência, não faz sentido enviar para as corretoras valores pequenos, porque a rentabilidade do investimento vai demorar anos para pagar esse valor).

--