Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Folha Finanças - Greg / Editoria de Artes / Folha de Pernambuco

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é Bruno Moura, mestre em administração, professor e consultor de finanças filiado à Unibra. Mande sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Quais ações seriam recomendadas para comprar em junho? Como a pandemia impactou nisso? (Pedro Coutinho)

Entre os setores que apresentam franca retomada nos últimos meses estão os de empresas varejistas e algumas instituições financeiras. Contudo, ambas as opções devem ser analisadas por um consultor financeiro ou especialista para que "surpresas" indesejáveis não aconteçam. Ainda, é válido lembrar que, apesar da Bolsa de Valores estar num caminho que retoma seus valores pré-pandemia, também existe a expectativa de que o Brasil ainda não alcançou seu "pico" da crise sanitária, o que pode gerar (improvável) uma nova baixa no Mercado de Capitais.

Quero criar uma reserva para momentos de extrema necessidade. Onde e de que forma devo colocar meu dinheiro? (Cláudia Rodrigues)

Com as quedas recorrentes da Taxa SELIC e, por consequência, do retorno esperado da maior parte dos investimentos no Mercado Financeiro do Brasil, quaisquer formas de alocar recursos tende a apresentar um rendimento baixo. As opções de Tesouro Direto são pouco estão pouco atrativas, mas são uma fonte segura para alocar sua reserva, com baixíssimo risco.