Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Esta semana quem responde é Renata Berenguer, mestra em administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Mande sua pergunta para [email protected]  ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

Vale a pena ter mais de duas poupança? Tenho as duas em bancos distintos para finalidades distintas. (Cláudio Silveira)

No ponto de vista financeiro, não há nenhuma vantagem em ter mais de uma poupança, pois o rendimento das duas poupanças é exatamente o mesmo! Mas também não há desvantagens, porque você não paga nenhuma taxa de manutenção. Assim, você pode optar por mais de uma poupança se achar que lhe dá mais comodidade.

Tenho uma conta conjunta da qual não sou a titular. Os rendimentos da aplicação financeira devem ser declarados por ambos ou apenas pelo titular?  (Júlia Fernandes)

Neste caso, o ideal é que cada um declare a parte proporcional a sua aplicação. Se for difícil saber o quanto cada um contribuiu, é possível fazer uma conta simples, dividindo os rendimentos meio a meio. Na dúvida, é bom consultar o informe de rendimentos fornecido pelo banco.