Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é  Arthur Lemos, consultor financeiro e professor do Cedepe Business School. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141

Liquidez diária ou resgate no vencimento? Qual a diferença e qual a melhor opção? (Renata Silva)

Renata, depende do seu objetivo financeiro. Uma liquidez diária, mas que apresente opção de resgate imediato sem levar em consideração o Imposto de Renda, pode ser uma boa opção para objetivos de curto prazo.

Já objetivos de longo e médio prazo, obter apenas no resgate por vezes te força a segurar aquele valor. Vale lembrar que os valores pagos de Imposto de Renda também influenciam já que tem a tabela regressiva e o tempo em que seu dinheiro ficou em investimentos de liquidez no resgate, geralmente, funcionam assim, você paga menos imposto com passar meses.

O que é diversificação de ativos? (Cláudio Silveira)

Cláudio, a diversificação de ativos é uma estratégia de investimento que busca fazer uma gestão de risco. Você escolhe entre alguns ativos entre renda fixa, renda variável para minimizar sua exposição. Explico: você monta seu portfólio de ativos entre títulos públicos, ações de diferentes empresas e setores, ativos do exterior, fundos imobiliários e outros, diminuindo assim o risco de prejudicar seu patrimônio investindo em apenas uma opção.