Folha Finanças esclarece sobre como investir seu dinheiro

Neste espaço, você encontra esclarecimentos de especialistas sobre como investir o seu dinheiro. Nesta semana, quem responde é  Arthur Lemos, consultor financeiro e professor do Cedepe Business School. Envie sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 9479-6141.

O que posso investir com R$ 1.000? Sou jovem e gostaria de iniciar algum tipo de reserva pensando em uma aposentadoria. (Pedro Teixeira)

Além de um objetivo definido, como o da aposentadoria, que é de longo prazo, também é preciso encontrar o seu perfil do de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado. Com R$1.000, é possível iniciar seus investimentos tanto na renda fixa quanto na renda variável. Existem opções disponíveis em que é possível aplicar até menos que esse valor e já começar a ganhar dinheiro, como Tesouro IPCA+, Fundos de Investimento ou FIIs, Debêntures e ETFs - ótima opção para quem busca diversificar na renda variável com baixo custo.  

A escolha, nesse caso, vai depender de quanto risco você está disposto a correr, que pode ser equilibrado com uma boa estratégia de diversificação. O mais importante, nesse momento inicial, é a construção de conhecimento. Por isso, pode valer a pena conversar com um consultor financeiro, que vai entender sua realidade financeira e montar o plano de aposentadoria mais adequado para você.

Como funciona uma conta de investimento? (C. Nunes)

A conta de investimento é um tipo de conta bancária voltada para quem deseja investir seu dinheiro. Por lei, todos os bancos são obrigados a oferecer uma conta investimento para os seus clientes. Nesse caso, existe uma diferenciação entre os tipos de contas tradicionais e a conta investimento em relação às taxas e possibilidades de movimentação financeira, que varia de banco para banco.

As principais vantagens aqui são a ausência de tarifas (em alguns casos) e a cobrança de Imposto de Renda semestral, com taxações feitas no último dia útil de maio e novembro. Sem a conta investimento, a cobrança seria mensal, sendo de 20% sobre o lucro obtido. Mesmo assim, é importante ficar atento, já que a poupança é considerada um tipo de conta investimento, mas está longe de ser a melhor opção para qualquer um que deseja investir bem e com segurança.