Investir em consultoria de gestão pode reduzir riscos para o seu negócio

Planejamento é a melhor forma de gerir o negócio - Pixabay

A crise provocada pelo coronavírus teve um impacto forte na atividade empresarial no mundo inteiro. De acordo com dados do Ministério da Economia, em 2020, mais de um milhão de empresas fecharam suas portas. Visando fugir dessa estatística, diversos empreendimentos optaram por investir em uma boa consultoria de gestão, organizando o setor administrativo e financeiro e criando um fluxo de processos capaz de manter a saúde da empresa e gerar informações fundamentais para seus resultados.

Em um mercado cada vez mais exigente, o investimento em uma consultoria tem se mostrado uma vantagem e tanto por trazer análises objetivas, baseadas em dados reais da empresa, que contribuem para um diagnóstico preciso. A consultoria empresarial pode atuar de diversas formas dentro da organização como, por exemplo, no planejamento tributário e na gestão de departamento pessoal, fiscal e contábil. 

O que é uma consultoria empresarial?
A consultoria auxilia a organização a atingir a maturidade gerencial necessária para solucionar problemas e prosperar. Quanto maior a maturidade de uma empresa, maior a capacidade dela em planejar o futuro e ter a aptidão de desdobrar o planejamento em metas e também elaborar planos consistentes para a resolução dos problemas.

Das diretrizes estratégicas, nascem as metas globais de uma empresa, e para que estas sejam alcançadas é preciso desdobrá-las para toda a organização. Este trabalho de desdobramento, que vai da estratégia até a operação, é a chave do sucesso para o protagonismo de todos os colaboradores na construção do resultado.
 
Para atingir resultados diferentes, é preciso fazer coisas diferentes. O plano de ação deve refletir as melhorias necessárias que irão entregar novos patamares de resultados. Através dos rituais de gestão em todos os níveis gerenciais é possível garantir um fluxo adequado de acompanhamento mensal, onde as informações dos resultados são consolidadas da operação à presidência e as decisões, diretrizes e direcionamentos são transmitidas da presidência à operação. 

Os resultados excepcionais serão frutos da execução das ações realizadas ao longo do programa, assim como os rituais de gestão, que permitem ajustar o percurso e disseminar boas práticas em toda a empresa. 

Empresa de estofados tem aumento de 94% no faturamento
Um grande exemplo, na prática, de que as consultorias funcionam de verdade é a Century, indústria de estofados de Maringá (PR). O CEO da empresa, Julio César Samorano Filho, decidiu mudar o rumo da instituição durante a pandemia. A Century contou com a consultoria da Falconi neste último ano para organizar ainda mais a expansão do negócio. 

Durante um ano de consultoria, em plena pandemia, a Century cresceu, em vendas, 58% em valor e 17% em volume. Já no faturamento, o total de crescimento foi de 94% em valor e 53% em volume. De acordo com Vanessa Tristão, da Falconi, que acompanhou de perto a evolução da empresa, o start na organização foi identificar as dores. “No início do programa, foi realizada várias entrevistas com as lideranças da Century, para identificar as dores e o nível de conhecimento da empresa e para onde a empresa estava indo”, pontuou.
 

Veja também

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana
BBB 24

Lucas e Pitel especulam quem são os próximos alvos dos Fadas para o Paredão desta semana

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma
RITUAL

Papa lava pés de 12 mulheres em presídio de Roma

Newsletter