Saiba como usar o Décimo Terceiro de forma consciente

Veja como valor do benefício pode ser utilizado de forma planejada para o futuro

Dinheiro - Agência Brasil

Com final de ano chegando, grande parte dos brasileiros esperam o momento de desafogo financeiro com o décimo terceiro. Mas, a atenção, principalmente no momento atual, aos gastos não planejados e ao direcionamento do benefício ao consumo de final de ano (festas de natal e ano novo) devem ser destacados. Por isso, a dica é trazer segurança monetária utilizando o décimo de forma consciente com o provisionamento financeiro.

Mas, o que é provisionamento? Antes de tudo, de acordo com o planejador financeiro da Múltiplos Investimentos, João Scognamiglio, é preciso frisar o atual momento em que se encontra a nossa economia. "Estamos passando por um momento de inflação alta, que significa um aumento no preço dos produtos básicos. Sendo assim, salvar um pouco do décimo terceiro para o futuro é uma tarefa muito prudente".

É neste momento que entra o chamado provisionamento financeiro. Segundo João, utilizar o décimo como forma de provisionar gastos futuros pode ser uma oportunidade para evitar as dívidas de início do ano. 

"Muitas famílias utilizam o benefício para comprar presente de Natal no fim do ano. Por outro lado, no início do ano seguinte, é bem comum ver contas que não estavam sendo contabilizadas pelo salário, como IPTU, material escolar, imposto de renda, entre outros. Imagina então a dor de cabeça que é já começar o ano com dívida. Por isso, ter um dinheiro reservado traz segurança para momentos de gastos atípicos", explicou.

Para isso, é importante reavaliar como será o orçamento do seu próximo ano. "Ter uma reserva financeira pode parecer algo difícil de se conseguir, mas os benefícios de saber que há um dinheiro para emergência é tranquilizador. Portanto, por mais tentador que seja utilizar o dinheiro para aquela compra de final de ano, vale reavaliar como será o seu ano de 2022", pontuou o planejador financeiro.

Veja a seguir, dicas sobre como destinar o valor do Décimo Terceiro da melhor forma: 

- Observar possíveis gastos futuros, que podem ser pagos;

- Priorizar gastos como o IPTU, IPVA, matrícula escolar e imposto de renda, que são cobrados no ano seguinte;

- Destinar a quantia para uma reserva financeira, que possa se tornar um investimento;

- Não esperar o dinheiro entrar na conta, já direcionar o seu uso antes mesmo do pagamento;

- Se tiver dívidas, optar por saldar as que estão em atraso a mais tempo;

- Não gastar mais do que vai receber;

- Pagar contas listadas como prioridades, de acordo com planejamento financeiro individual

Veja também

Jihad Islâmica palestina confirma trégua com Israel
Oriente Médio

Jihad Islâmica palestina confirma trégua com Israel

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%
TSE

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%