Banho em dias frios: saiba como evitar que seja uma experiência traumática para seu cachorro

Cachorro tomando banho - Pexels

Com a queda de temperatura, todo contato com a água fria acaba sendo um desafio maior. Os pets também sofrem com o frio e, por terem indicação de banho ao menos uma vez na semana, os cachorros não conseguem fugir da água por muito tempo. Por isso, algumas orientações, como aquecer a água do banho do pet, podem amenizar as tentativas de fuga ou reclamações do cãozinho por conta da água fria. O Folha Pet separou mais algumas dicas, confira: 

Tosas um pouco mais altas, banhos quentes e secagem correta amenizam o frio que os pets costumam apresentar nessa época. Se o cãozinho tomar banho frio e não secar completamente o pelo, ele pode desenvolver um resfriado. Para evitar problemas com a saúde do pet, manter ele aquecido no dia a dia também é indicado. Tosas mais altas, para animais com pelos altos, e roupinhas, para animais com pelos baixos, podem proteger o seu pet do frio. 

De acordo com Thiago Calixto, especialista e fundador da Doggi, uma empresa da área de higienização de pets, os cuidados com a higiene não devem ser adiados por conta do frio. “Existem formas de realizar a higienização do seu cachorro em locais apropriados, como os pet shops, que possuem infraestrutura adequada para evitar as variações de temperatura”, conta. 

Confira as dicas de higiene

1. Mantenha a rotina do seu dog 

Se o cãozinho tem o costume de tomar banho sempre em determinado dia da semana, faça o possível para manter o mesmo dia de banho no período mais frio do ano. Como já é algo que faz parte da rotina do animal, ele vai aceitar com mais facilidade, mesmo com o frio. 

2. Não realize uma tosa muito baixa

O pelo do animal serve como um isolante térmico, o que facilita o aquecimento nos dias de frios mais rigorosos. Por isso, caso seja necessário, realize apenas a tosa higiênica. 

3. Banhos em casa 

Além da temperatura da água, o pelo e pele do seu dog precisam dos produtos e da secagem corretos. O banho em casa exige cautela e atenção para, principalmente, a secagem. Use uma toalha própria para o animal e um secador, sempre tomando cuidado com áreas mais sensíveis, como orelha e olhos. 

Veja também

Trump diz que sua casa na Flórida foi alvo de buscas do FBI
EUA

Trump diz que sua casa na Flórida foi alvo de buscas do FBI

Cônsul alemão suspeito de matar o marido continua preso no Rio
Rio de Janeiro

Cônsul alemão suspeito de matar o marido continua preso no Rio