Cachorro resgatado de canal se recupera e busca adotantes

O pointer inglês foi encontrado com os olhos sangrando e infestado de larvas em um canal

Apollo, pointer inglês resgatado em situação de abandono em um canal - Divulgação

Encontrado com os olhos sangrando e infestado de larvas em um canal no Córrego do Jenipapo, o cãozinho 'Apollo' agora está saudável e em busca de um novo lar. Apollo é um cachorro da raça pointer inglês com idade estimada de 11 anos. O ativista Douglas Brito, que realizou o salvamento do cãozinho no canal, suspeita que o cachorro tenha sido deixado lá para morrer. 

Atualmente ele já passeia de coleira, alimenta-se de ração, faz as necessidades sozinho e socializa bem com outros animais. Ele hoje conta com apenas 30% da visão de um único olho e precisa usar colírio para manutenção da visão. Por ser um animal de porte grande, outra especificação para o cuidado com ele é a disponibilidade de um bom espaço em quintal ou apartamento para que ele se sinta bem. 

O tratamento de Apollo foi feito em etapas. "Ele chegou em nossa clínica muito debilitado, então não poderíamos submeter ele a uma sedação para a retirada de miíases (tapurus/larvas) porque ele poderia não resistir. Então, fizemos a coleta de sangue para exames para saber com quais problemas ele estava e colocamos ele no soro com algumas vitaminas e medicações", explicou Charlene Chacon, responsável pela Clínica Cãobeleiro, onde Apolo foi tratado. 

De acordo com Charlene, ele precisou de anestesia no dia seguinte ao internamento para a retirada de todas as miíases. Após o procedimento ele comeu e dormiu. Ele ainda não enxergava nada e não se levantava de tão fraco. Dormiu muito assim que se alimentou, provavelmente por estar aliviado das dores de tantos bichos lhe comendo", informou. 

Inicialmente, os tratadores acreditavam que Apolo havia perdido completamente a visão. Mas, após a consulta com um oftalmologista, foi descoberto que ele ainda tem 30% de visão no olho esquerdo, o que possibilita uma melhora na sua qualidade de vida daqui para frente

Qualquer pessoa interessada em adotar Apolo pode entrar em contato com a Clínica Cãobeleiro (@caobeleireiroo) ou com Douglas Brito (@douglasbritoativista10). 

Veja também

Governo pede revisão de decisão do TCU sobre abono salarial e fala em impacto de R$ 30 bi
PIS/PASEP

Governo pede revisão de decisão do TCU sobre abono salarial e fala em impacto de R$ 30 bi

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas
POSICIONAMENTO

Lula assina declaração com EUA, Argentina e mais 14 países pedindo libertação de reféns do Hamas

Newsletter