Cinco motivos para não comprar ração a granel para o pet

Há riscos em relação à higiene e conservação, além da falta de informações nutricionais

Qualidade do alimento pode ficar comprometida por conta da exposição inadequada - Pixabay

É bastante comum encontrar estabelecimentos que comercializam ração para cães e gatos a granel. Muitos tutores optam por esse tipo de produto para testar se o animal vai gostar de um determinado sabor ou até mesmo para tentar economizar dinheiro. Porém há riscos no consumo do alimento vendido dessa forma.

Garantia 
A não ser que você conheça muito bem o grão da ração que o pet consome e já tenha comprado a embalagem fechada dela anteriormente, não terá como saber se o conteúdo que está em uma determinada embalagem é, realmente, compatível com o rótulo.

Validade
Algumas lojas despejam os grãos em compartimentos plásticos. Dessa forma, não há como saber se aquela ração está dentro do prazo de validade ou se, por acaso, há grãos vencidos. A única forma de ter certeza sobre isso é checando as informações na embalagem original do produto lacrado. 

Falta de informação
No verso das embalagens de ração, o tutor pode conferir a tabela nutricional do respectivo alimento. A partir das informações contidas nela e na composição do produto, poderá fazer o balanço energético adequado para o seu animal de estimação, evitando servir porções maiores ou menores que a necessidade diária.

Conservação 
A embalagem original é pensada para proteger os grãos dos fatores externos e deve ficar sempre fechada para conservar a qualidade do alimento. 

Ao ficaram expostas nas lojas, algumas vezes em sacos abertos ou em potes sem tampas, as rações têm contato com variações de temperatura, luminosidade, a umidade e o ar ambiente. 

Esses fatores contribuem para a oxidação de alguns nutrientes presentes na composição das rações, fazendo com que o animal não receba a nutrição adequada. 

Higiene 
Além da perda nutricional, outro fator de risco relacionado à exposição é que, dependendo das condições de umidade e temperatura, fungos do ambiente podem se multiplicar e afetar as rações. Isso pode causar reações indesejadas no cão ou gato, como vômitos, diarreias e outros problemas.  

Outro detalhe é que ração atrai alguns bichos, como ratos, baratas e moscas. Tudo isso pode afetar a saúde do pet que vai ingerir o produto. 

À primeira vista, as rações a granel podem parecer um bom negócio, mas, na prática, podem se tornar o famoso "barato que sai caro". 
 

Veja também

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

COMPANHIA EXCELSIOR DE SEGUROS - EDITAL

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS