Conheça opções para estimular o entretenimento dos gatos em casa

Os brinquedos que têm arranhadores estão entre as opções favoritas dos felinos - Foto: Pixabay

Apesar de serem animais de personalidade um tanto reservada, os gatos têm um apreço especial por explorar ambientes, escalar e brincar. Quando vivendo em ambientes externos, eles tendem a passar longos períodos caçando. 

Por isso, é interessante oferecer opções para garantir momentos de entretenimento para eles, sobretudo para os que são “filhos únicos” e os que costumam passar longos períodos sozinhos. 

O mais legal é que os bichanos não precisam de muito para serem felizes nas brincadeiras. Às vezes, até mesmo uma mudança na disposição de móveis e objetos dentro de casa já é suficiente para garantir momentos de atividade. 

O Folha Pet separou algumas dicas de acessórios que podem contribuir com o divertimento do seu bichano. Acompanhe: 

Arranhador
Esse brinquedo é um verdadeiro clássico e praticamente uma unanimidade entre os felinos. Além de entreter o pet, ainda tem um papel fundamental no bem-estar, contribuindo para que eles afiem as unhas. Existem arranhadores de tamanhos, modelos e materiais diferentes. 

Arranhador para gatoReprodução/Internet

Tem os modelos verticais, que permitem aos gatinhos arranharem em pé e ainda ajudam no alongamento. Outros que são do tipo torre, com prateleira em cima, e fazem o estilo 2 em 1, pois oferecem um espaço a mais para o bichano explorar. O mesmo acontece com os que têm penduricalhos, acessórios que eles amam. 

Diante do tamanho sucesso desse brinquedo, já é possível encontrar no mercado verdadeiros circuitos com arranhadores, com prateleiras, túnel e até cabana integrados. 

Varinhas

Foto: Reprodução/Internet 

Outro brinquedo que ganha o coração dos bichanos são as varinhas, justamente pela fixação que eles têm por objetos pendurados e/ou chamativos. A varinha tem um diferencial especial que é proporcionar um momento de interação entre o pet e o tutor, que pode manusear o brinquedo. 

Prateleiras e nichos 
Quem tem um felino em casa sabe que eles amam andar nas alturas. As prateleiras são aliadas nesse sentido, pois permitem que eles escalem e explorem o ambiente. 

Foto: Reprodução/Internet

O ideal é instalar as prateleiras com uma distância entre elas que permitam a eles as alcançar tranquilamente, como uma espécie de escada.  

Além de terem o mesmo papel das prateleiras no que diz respeito à escalada, os nichos ainda são uma opção de lugar para eles tirarem um cochilo. 

Caixas de papelão
Quem nunca recebeu algum produto em casa e viu seu gato se tornar dono e proprietário da caixa? Pois é. Com uma simples caixa de papelão, você consegue oferecer momentos de entretenimento ao seu pet. Isso vale para caixas de papelão de todos os tamanhos, desde as de pizza, passando pelas de sapato, até as maiores. 

Gato em caixa de papelãoFoto: Pixabay

Só a caixa já é suficiente. Mas, dependendo do tamanho dela, é possível fazer adaptações e criar até uma casinha. Aí você garante o amor eterno do seu pet. 

Sacolas de papel
As sacolas, assim como as caixas, também despertam a curiosidade dos felinos, justamente por estimularem a curiosidade e o instinto de explorar a novidade. Então, se chegar em casa com uma sacola nova e puder compartilhar ela com o pet, sem dúvidas garantirá alguns minutos de atividade para ele. 

Rolos de papel 
Se você tem um felino em casa, jogar fora os rolos de papel higiênico ou papel toalha imediatamente após o uso é um verdadeiro crime. Com eles, é possível fazer uma gama de atividades, como esconder petiscos para o pet caçar, pendurar o rolinho em um local mais alto para estimular a curiosidade dele, entre outras opções. É deixar aflorar a criatividade.  

Foto: Reprodução/Internet

Garrafa pet
As garrafas pet podem ser sinônimo de momentos de alegria. Entre as possibilidades, está a opção de colocar petiscos dentro e fazer algumas aberturas, de forma que o felino se sinta atraído. Mas essas aberturas têm que permitir que os petiscos saiam com facilidade, para que ele não perca o interesse rapidamente. 

Leia também:

Platinossomose felina: descubra o que é e quais são os riscos para os gatos
 
No Dia do Gato, veja coisas que só quem tem/ama os bichanos sabe
 
Após a castração, alimentação de cães e gatos exige atenção especial

Leia outras notícias no Folha Pet
 

Caminha na janela 

Caminha suspensa para gatoFoto: Reprodução/Internet

Se tem uma coisa que os gatos amam é observar o movimento. E, se puderem fazer isso de um local alto, melhor ainda. Felinos que moram em apartamentos, por exemplo, amam se escorar nos parapeitos das janelas ou das varandas. 

As caminhas que vêm com ventosas apropriadas para serem instaladas em janelas, portanto, unem o útil ao agradável. E ainda permitem que o bichano pegue um solzinho. Tudo de bom, não é? O tutor deve escolher um modelo que se adegue ao porte do bichano.

É sempre bom lembrar, também, que as janelas dos apartamentos e das casas que têm primeiro andar devem ser teladas, a fim de evitar acidentes. 

Coçador
O hábito de se esfregar é uma das características mais marcantes dos felinos. E, muitas vezes, eles chegam nos tutores atrás de uma coçadinha para relaxar.

No mercado, existem acessórios para instalação nos cantos das paredes justamente para eles passarem e se esfregarem. É possível também confeccionar um coçado em casa. Se liga na dica abaixo. 

Foto: Reprodução/Cat Lessons

É possível fazer esse mesmo coçador sem as dobradiças, usando apenas as fitas adesivas para colar as escovas na parede ou nos pés de uma mesa, por exemplo. Uma das partes que os felinos mais gostam de esfregar é a cabeça, roçando os bigodes. Como eles têm várias glândulas de odor na cabeça e no pescoço, quando se esfregam, deixam o cheiro no local.  

Túnel

GatoFoto: Pixabay

Felinos adoram ficar em cantinhos entocados ou passar em lugares espremidos. Os túneis ajudam a suprir um pouco dessa necessidade. Existem modelos variados, desde os mais simples, retos e curtos, até armações maiores, com bifurcações. 

Bolinhas
Embora as bolinhas sejam mais associadas aos cães, os felinos também têm apreço por esse brinquedo. Aquelas bolinhas que borracha que pulam alto costumam atrair a atenção dos bichanos, assim como as versões que permitem morder e arranhar.

GatoFoto: Pixabay

Modelos mais modernos, que vêm com guizos, penas e até catnip, a famosa erva dos gatos, também agradam. E se, despretensiosamente, você arremessar uma bolinha de papel amassado, é certo que o quatro patas vai fazer ela de brinquedo. 
 

Veja também

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição

“Jogamos abaixo do nosso potencial”, lamenta Louzer
Futebol

“Jogamos abaixo do nosso potencial”, lamenta Louzer