Cortar a unha dos cães exige cuidados, mas não é um bicho papão. Veja dicas

Se muito compridas, as unhas podem atrapalhar a locomoção e causar acidentes - Marcos Pastich/Cortesia

Assim como os humanos, os cães também precisam de uma manutenção constante nas unhas que, se muito compridas, podem encravar, gerar desconfortos na locomoção e até causar acidentes. 

Animais que costumam frequentar pet shops, normalmente, já têm esse serviço incluso no banho. Mas os tutores que optam por fazer a higiene do bichinho de estimação em casa, sobretudo nesse período de pandemia, devem estar atentos a esse detalhe. 

Embora exija atenção e cuidados, cortar as unhas dos peludos não é tão assustador quanto parece. É mais uma questão de prática e de acostumar o animal para que esse momento se torne algo natural. 

No mercado, existem cortadores específicos para as unhas dos caninos, com tamanhos variados para se adaptar ao porte de cada um. 

Cortador e lixa de unhas para cães

Se você nunca cortou a unha do seu pet e não se sente seguro para encarar esse desafio sozinho, peça ajuda a um médico veterinário ou a um profissional da área estética para a primeira experiência. 

Cuidados
As unhas são compostas de queratina, então não doem no momento do corte. Entretanto, a partir de um determinado estágio, mais próximo à base, estão localizadas terminações nervosas e alguns vasinhos que, se atingidos, causam dor e podem sangrar bastante. Havendo sangramento, é recomendado usar pó hemostático, que auxilia no estancamento e na cicatrização. 

Em unhas claras, a percepção desses vasinhos é mais fácil. Nas escuras, como a visualização é prejudicada, o ideal é aparar somente as pontas para não correr o risco de "passar do ponto”. 

Unhas de petUnhas escuras exigem mais atenção no momento do corte. Foto: Marcos Pastich/Cortesia  

Em ambos os casos, o mais indicado é ir cortando aos poucos, para evitar ferimentos. As lixas, também apropriadas para eles, podem ajudar a finalizar o tamanho com mais segurança, além de deixá-las menos ásperas. 

O corte deve ser feito sempre seguindo o formato da unha, com o cortador posicionado a 45º em relação à pata do animal. É bom lembrar ainda que você deve segurar a pata para que ele não faça movimentos bruscos e acabe se machucando. 

No caso dos pets mais assustados, vale a pena investir em um petisco gostoso para que ele associe o momento a algo agradável. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

Hora de cortar
Mas como saber qual o intervalo de tempo para cortar as unhas do pet? Não existe uma regra. Animais que transitam em superfícies mais ásperas, por exemplo, tendem a aparar as unhas naturalmente. A exceção é a unha do quinto dígito (equivalente ao dedão humano), que, por não tocar o chão, não desgasta da mesma forma. 

Esta jornalista que vos escreve, inclusive, passou por baita susto quando uma das suas cadelas enganchou a unha do quinto dígito em um sofá de vime e a quebrou próximo à base. Foi necessário fazer sedação para extrair a unha. 

Leia também: 

Parque de Dois Irmãos usa hidroterapia para recuperar movimentos de preguiça resgatada

Após nove anos servindo à PMPE, pastor alemão Ninja conquista a aposentadoria

Membros da família Biden, Champ e Major se mudam e são os novos mascotes da Casa Branca

Veja outras notícias no Folha Pet

Os pets que vivem em ambientes internos têm um crescimento mais rápido das unhas. Para eles, é ainda mais importante mantê-las aparadas, para evitar acidentes e deslizes. 

Quando você começar a ouvir aqueles “tique-tiques” enquanto o pet caminha, já sabe que está na hora de cortar as unhas. E, independente disso, é sempre bom dar uma checada nas patinhas, para observar não só as unhas, como também a saúde dos coxins (almofadinhas). 

Veja também

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda
HISTÓRIA

Revolução dos Cravos, 50 anos: De país pobre e atrasado, Portugal se tornou referência; entenda

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram
CELEBRIDADES

Beijo em 10 homens, ficar nua e mais: os piores testes que atrizes como Anne Hathaway enfrentaram

Newsletter