Criança dá show de educação ambiental ao entregar cágado que ganhou de presente à CPRH

Miguel Pedrosa, 8 anos sabe a importância da educação ambiental - Reprodução/Youtube CPRH

Aos 8 anos de idade, Miguel Pedrosa foi surpreendido com um presente inusitado. Apaixonado por animais, ele recebeu de um vizinho um mucuã, uma espécie de cágado, e ficou bem animado com a novidade. No entanto, a educação ambiental fez diferença na vida do bichinho. É que Miguel foi alertado pelo seu pai, o servidor público Cleiton Pedrosa, 47, que o cágado é um animal silvestre. 

"Expliquei que era um animal que não pode ficar em casa e, como ele já tem noção, já foi, inclusive, a uma palestra de educação ambiental, reagiu super bem ao saber que precisaria devolver o animal", conta o pai de Miguel. 

De início, Pedrosa pensou em devolver o animal para um açude, mas descobriu, em seguida, que poderia deixar o animal com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e assim fez. "Não foi difícil convencer meu filho e ele até ficou animado em devolvê-lo à natureza", diz.
 

O animal silvestre já tinha nome dado por Miguel: chamava-se Rapadura. Miguel o achou parecido com o doce, conta o pai da criança. “Ele pesquisou e descobriu que o animal se alimenta de peixes e crustáceos, mas ficou preocupado com o que o bichinho iria comer e ficou pedindo pra poder devolver logo”, detalha Pedrosa. 

E consciência ambiental é algo que Miguel, aluno do 3º ano do ensino fundamental, carrega de sobra em sua bagagem educacional. "Sei que a gente não deve tirar o animal da natureza, porque pode aumentar a população de outros bichos. Por exemplo, um animal que come o mosquito, se prende esse animal tem menos deles para combater os animais que fazem mal à gente e eles se multiplicam ainda mais”, ensina Miguel. 

 

Miguel Pedrosa, 8 anos sabe a importância da educação ambiental Reprodução/Youtube CPRH

Veja também

Com dois gols do brasileiro Firmino, Liverpool derrota United em Old Trafford
Futebol Internacional

Com dois gols do brasileiro Firmino, Liverpool derrota United em Old Trafford

Estadunidense ganha até cerveja para se vacinar
Vacinação contra Covid-19

Estadunidense ganha até cerveja para se vacinar