Criança dá show de educação ambiental ao entregar cágado que ganhou de presente à CPRH

Miguel Pedrosa, 8 anos sabe a importância da educação ambiental - Reprodução/Youtube CPRH

Aos 8 anos de idade, Miguel Pedrosa foi surpreendido com um presente inusitado. Apaixonado por animais, ele recebeu de um vizinho um mucuã, uma espécie de cágado, e ficou bem animado com a novidade. No entanto, a educação ambiental fez diferença na vida do bichinho. É que Miguel foi alertado pelo seu pai, o servidor público Cleiton Pedrosa, 47, que o cágado é um animal silvestre. 

"Expliquei que era um animal que não pode ficar em casa e, como ele já tem noção, já foi, inclusive, a uma palestra de educação ambiental, reagiu super bem ao saber que precisaria devolver o animal", conta o pai de Miguel. 

De início, Pedrosa pensou em devolver o animal para um açude, mas descobriu, em seguida, que poderia deixar o animal com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), e assim fez. "Não foi difícil convencer meu filho e ele até ficou animado em devolvê-lo à natureza", diz.
 

O animal silvestre já tinha nome dado por Miguel: chamava-se Rapadura. Miguel o achou parecido com o doce, conta o pai da criança. “Ele pesquisou e descobriu que o animal se alimenta de peixes e crustáceos, mas ficou preocupado com o que o bichinho iria comer e ficou pedindo pra poder devolver logo”, detalha Pedrosa. 

E consciência ambiental é algo que Miguel, aluno do 3º ano do ensino fundamental, carrega de sobra em sua bagagem educacional. "Sei que a gente não deve tirar o animal da natureza, porque pode aumentar a população de outros bichos. Por exemplo, um animal que come o mosquito, se prende esse animal tem menos deles para combater os animais que fazem mal à gente e eles se multiplicam ainda mais”, ensina Miguel. 

 

Miguel Pedrosa, 8 anos sabe a importância da educação ambiental Reprodução/Youtube CPRH

Veja também

Conheça as joias da coroa inglesa avaliadas em R$ 6,8 milhões que chegam ao Brasil em 2024
VEÍCULOS

Conheça as joias da coroa inglesa avaliadas em R$ 6,8 milhões que chegam ao Brasil em 2024

Acordo comercial UE-Mercosul, um tratado impossível?
MERCOSUL

Acordo comercial UE-Mercosul, um tratado impossível?

Newsletter