Dia Nacional dos Animais reforça a importância de uma tutoria responsável
Ter um animalzinho não é apenas deixar comida e água na vasilha
Nesta sexta-feira (14) é celebrado o Dia Nacional dos Animais. Criada em 2005 no intuito de promover ações de proteção animal e adoção responsável, a data também convida tutores a prestar atenção à saúde dos animais. Afinal, não é apenas com água e comida que se cria um ser vivo.
Vacinação, castração e consultas rotineiras no veterinário devem fazer parte da rotina.
"A vacinação é fundamental para prevenir doenças graves que podem afetar não apenas os animais, mas também os seres humanos, como a raiva e a leptospirose. Manter a carteirinha de vacinação em dia é um ato de amor e responsabilidade, garantindo a proteção do pet e da comunidade”, informa Jessica Bandeira, médica veterinária e docente do curso de Medicina Veterinária do UniFavip Wyden.
Se o pet é filhote, o cuidado com a vacinação deve ser ainda maior. Nos primeiros três meses de vida, esses pequenos são muitos sensíveis e precisam tomar vacinas específicas que devem ser orientadas por um cronograma definido pelo médico veterinário.
Com relação à castração, a veterinária explica que a ação não serve apenas para reduzir o número de ninhadas.
"É uma prática que vai além do controle populacional. A castração contribui para a redução de abandonos, diminui o risco de doenças como câncer de mama e próstata, e ajuda a evitar comportamentos indesejados, como fugas e agressividade. Além disso, é uma forma eficaz de combater o sofrimento de animais que vivem nas ruas, muitas vezes sem acesso a cuidados básicos", afirma.
Também é importante estar com os antiparasitários (antipulgas e vermífugo) em dia, principalmente se esse animal tem contato com outros pets, para evitar que o pet esteja suscetível a parasitas e a doenças que eles podem transmitir.
A ida ao médico veterinário de forma preventiva, uma vez ao ano, faz com que surpresas relacionadas à saúde do animal sejam evitadas. Além disso, o profissional fará orientações sobre que antiparasitários usar, quando realizar a vacinação, e como mudar a alimentação do pet de acordo com a idade.