Paudalho inaugura castramóvel; veja agenda da próxima semana e como cadastrar o pet

Animais devem ter entre seis meses e cinco anos e pesar até 20kg - Josué Júnior/PMP

A Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, nesta semana, um Castramóvel, veículo utilizado para realizar cirurgias de castração gratuitas em cães e gatos.

O equipamento funcionará como um ponto itinerante de castração e percorrerá tanto a área urbana da cidade como a rural. Com esse novo recurso, cerca de 50 cães e gatos, fêmeas ou machos, poderão ser atendidos em um único dia.

Além da diminuição na taxa de animais abandonados, a cirurgia de castração pode prevenir doenças nos pets. “O benefício da castração nos animais é na questão do controle de zoonoses, de enfermidades. O procedimento diminui o risco de doenças, tumores de mama, e traz mais qualidade de vida para os pets”, explica o médico veterinário Félix Alves. 

A castração reduz ainda os riscos de fugas e de exposição dos animais nas ruas. "O castramóvel vem para somar e eu acredito muito nesse trabalho de castração em massa na cidade de Paudalho. Espero que as outras cidades também façam o mesmo, seguindo o exemplo do município”, comemora a ativista e membro da Associação Pegadas de Anjo, Kátia Kaenedy. 

Leia também:

Após a castração, alimentação de cães e gatos exige atenção especial
 
Oferecer leite a cães e gatos pode causar problemas intestinais; entenda
 
Você sabe quais são as raças brasileiras de cães? Conheça seis delas

Veja outras notícias no Folha Pet


Nos primeiros dias de atuação, o castramóvel passou pelo centro de Paudalho, próximo as quadras esportivas do Parque Beira Rio, e pela comunidade de Rosarinho.

Confira na tabela abaixo o cronograma de atendimentos da próxima semana:

Segunda-feira (28) - Alto Dois Irmãos, no posto
Terça-feira (29) - Chã de Cruz, na Escola Municipal Nossa Senhora Fátima
Quarta-feira (30) - Guadalajara
Quinta-feira (1º) - Mussurepe
Sexta-feira (02) - Primavera

Critérios 
Alguns critérios devem ser seguidos para que o animal passe pelo procedimento cirúrgico. Podem ser castrados cães e gatos com idades entre seis meses e cinco anos e que pesem até 20 kg. 

É recomendado que os mesmos já tenham sido vermifugados e estejam com as vacinas em dia. Porém, mesmo que eles não estejam, os tutores ainda podem realizar o agendamento. Têm prioridade para atendimento os tutores com baixa renda, os que possuam muitos animais e aqueles que atuam como protetores.

Como agendar
Para realizar o agendamento, o proprietário do animal deve procurar o Centro de Zoonoses, localizado na comunidade Alto Dois Irmãos, ou entrar em contato com um agente comunitário (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Também é possível agendar o atendimento através do telefone (81) 9 9988-3931. E, de acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da próxima semana o agendamento também poderá ser realizado através de um formulário on-line no portal eletrônico da Prefeitura do Paudalho.

Veja também

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes
Estados Unidos

Suprema Corte dos EUA bloqueia lei do Texas que permite detenção de migrantes