Polícia investiga suspeito de matar pelo menos cinco gatos no Recife

Flagrante gerou revolta nas redes sociais - Reprodução/Instagram

Um homem suspeito de matar pelo menos cinco gatos, na avenida Beira-Rio, bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, é alvo de investigação da Polícia Civil de Pernambuco. Ele .

Em publicações que vêm compartilhadas nas redes sociais, é possível ver o homem torturando os animais. O caso ocorreu na semana passada, na madrugada de terça-feira (9).

Nas imagens, o homem, que veste bermuda escura e camisa branca, aparece chutando um dos gatos, segurando outro pelo rabo e desferindo pontapés em mais um. 

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente (Depoma), localizada no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, na última sexta-feira (12). A corporação abriu inquérito para investigar o crime, que foi registrado como maus-tratos.

Administradora da página no Instagram @gatinhosurbanos, a estudante de medicina veterinária Fernanda Aguiar relata as agressões. 

"Ele foi com ração, começou a alisar e depois agrediu os gatos. Matou quatro filhos a chutes, pisadas. Conseguiu pegar um adulto também já debilitado, espancou dentro do carro e depois soltou dentro do rio para morrer lá", disse. O perfil compartilhou várias imagens e vídeos que mostram o homem matando os gatos.

A equipe da página foi ao Depoma para registrar Boletim de Ocorrência no dia 12 de fevereiro. Também começou a divulgar as imagens nas redes sociais, alcançando grande repercussão e gerando revolta. 

"Foram feitas algumas denúncias anônimas e a polícia está investigando. Disseram que fizeram ofícios e estão indo atrás", completou Fernanda. 

A página organizou uma campanha para contratar um vigia noturno para o local. "Colocamos as contas da gente e as pessoas fazem transferência para a gente separar para o vigia", finalizou a médica veterinária.

Em discurso na Câmara do Recife na terça-feira (16), a vereadora Andreza Romero (PP), eleita sob a bandeira da causa animal, disse também ter encaminhado denúncia à Depoma e pediu celeridade nas investigações do caso. 

“Se nem mesmo o aumento da pena contra crimes de maus-tratos consegue dissuadir essa prática e nem câmeras intimidam a ação covarde de criminosos, precisamos condenar esses casos e cobrar o fim do cenário de impunidade”, pediu. 
 
A parlamentar pediu mais atenção à causa animal. “Esse não é o primeiro caso que acontece na avenida Beira Rio. Aqueles animais foram torturados durante uma hora e não houve nenhum socorro, nenhuma ronda policial que impedisse a crueldade. Esse homem é um risco a outros animais e às pessoas, ele precisa ser identificado e punido”, enfatizou. 

Andreza teme que, sem a investigação do caso e o cumprimento da legislação, outras pessoas sejam instigadas a cometer crimes contra os animais. “Há muitos gatos na área e muitas pessoas testemunham sobre outros casos de crueldade, envenenamento, entre outros crimes. A impunidade deixa os criminosos confortáveis para agir ali ou em outros locais. Não podemos aceitar”, finalizou a vereadora.
 
Lei aumentou pena para crime de maus-tratos
A Lei 1.095/2019, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de setembro de 2020, aumentou a punição para quem abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais.

Segundo o texto da legislação, que abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, esse crime será punido com pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda.

Antes da sanção dessa nova Lei, o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa.

 

Veja também

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos
europa

Parlamento Europeu aprova novas regras para conter gastos públicos

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025
ECONOMIA

Previsão de alta do IGP-M no Focus do BC segue em 2,00% para 2024, mas sobe para 2025

Newsletter