Prefeitura do Recife reforça chamado para vacinação antirrábica em cães e gatos

Hospital Veterinário do município e o CVA oferecem o imunizante durante todo o ano

Cães e gatos devem ser imunizados anualmente contra essa zoonose - Daniel Tavares/Prefeitura do Recife

Enquanto aguarda o envio de doses para iniciar a campanha anual maciça de vacinação antirrábica de cães e gatos, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva de Defesa dos Animais (Seda), está reforçanco o chamado para a população procurar os serviços municipais que oferecem o imunizante, independente da época do ano. 

O Hospital Veterinário do Recife (HVR), no Cordeiro, e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), em Peixinhos, fazem essa vacinação de forma gratuita nos animais de tutores residentes no Recife. Para ter acesso ao serviço, o tutor deve apresentar o CPF e a Carteira de Identidade, além de comprovante de residência com CEP do Recife.

No HVR, não é necessário realizar agendamento para a vacinação contra a raiva, que é feita mediante disponibilidade de doses. Por mês, a unidade recebe 200 doses do imunizante contra a zoonose, que pode ser transmitida também para os seres humanos e tem elevado índice de mortalidade.

Para ser vacinado, o animal precisa estar em boas condições de saúde. O tutor irá preencher um cadastro, e o pet será avaliado por um médico veterinário antes da aplicação. 

O HVR fica na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. A imunização contra a zoonose é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. 

Já no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), localizado no bairro de Peixinhos, na Zona Norte, é preciso realizar agendamento prévio. O número para contato é o (81) 3355-7704. 

O que é
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. 

A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia.

Os cachorros com raiva, por exemplo, costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e, ao perceber esses sintomas, o recomendado é procurar atendimento médico ou veterinário imediatamente.
 
A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo Sistema Único de Saúde. Os cães e gatos precisam ser imunizados anualmente para garantir a proteção deles e, consequentemente, da população humana.
 
A presença de morcegos em imóveis ou em locais estranhos durante o dia, e com comportamento diferente do normal, é um sinal de alerta sobre a possibilidade da circulação do vírus da raiva, por isso, é necessário informar à Vigilância Ambiental do Recife, por meio do telefone 3355-7705. 

Se um cão ou gato for encontrado em contato com morcego ou sagui, por exemplo, o fato também deverá ser comunicado à autoridade sanitária municipal. Caso ocorra alguma agressão por morcegos, as pessoas devem procurar imediatamente um serviço de saúde. No Recife, o último caso de raiva em humanos aconteceu em 2017. 

Veja também

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport
Sport

Após gol diante da Juazeirense, Gustavo Coutinho encerra jejum de seis jogos no Sport

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados
Imunização

Pernambuco receberá doses da vacina contra dengue; veja quais municípios serão contemplados

Newsletter