Primeiros socorros podem salvar a vida de seu pet; saiba algumas técnicas específicas

Sempre será necessário o atendimento veterinário para certificar a saúde do animal 

Gato comendo - Pexels

Inicialmente, é preciso pontuar: em caso de qualquer acometimento à saude de animais, a orientação é procurar atendimento veterinário com urgência. Dado isso, alguns casos específicos de situações relacionadas à saude do seu pet podem ser amenizados antes da ida ao veterinário, como um envenenamento, um trauma e até um engasgo. Nesses casos, primeiros socorros podem ajudar. Para isso, o Folha Pet separou algumas ações que podem ser tomadas por tutores nessas situações de risco. 

"Algumas manobras iniciais podem ser fundamentais para evitar a morte do animal. O tutor precisa ter noções básicas de primeiros socorros para prestar o atendimento de imediato ao seu pet. Isso é fundamental até que o cão ou o gato sejam atendidos numa clínica ou hospital especializados", explicou a médica veterinária  Aline Quintela, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Unime 

O primeiro passo é manter a calma, os animais com dor podem ficar irritadiços e agressivos com o próprio dono. “Dê alguns comandos tranquilos e não pegue no animal bruscamente”, explicou a especialista.

Para cada caso, é necessária uma abordagem diferente. Confira a lista de casos e primeiros socorros: 

Engasgo - Se o animal estiver engasgado, o tutor pode ajudar tentando retirar o conteúdo da boca do pet. Abra a boca do animal e tente tirar o objeto com a mão. Se ele tentar morder ou não colaborar, mude a estratégia: pressione as suas costas. Se for um pet pequeno, segure-o pelo quadril e chacoalhe no ar, com o focinho para baixo. A pressão poderá ajudar o objeto a se soltar do cão ou gato engasgado.

Envenenamento - Nessa situação, o ideal é a ida rápida ao veterinário, uma vez que o veneno pode atingir a corrente sanguínea em menos de meia hora. Outra orientação é misturar o carvão mineral com água até formar uma pasta e dar a ele. O carvão absorve o veneno no estômago do animal.

Traumas - Em casos de quedas ou atropelamentos, é necessário que o local fraturado seja imobilizado com algo fixo, como uma tábua ou papelão. Ou seja, é preciso colocar o animal em uma superfície que simule uma maca e jamais forçar o pet a andar. Em caso de fratura exposta, cubra o local com um pano limpo e encaminhe imediatamente ao médico veterinário, o tutor não deve mexer com o osso do animal. 

Veja também

Náutico anuncia a contratação de Jonathas Jesus
Náutico

Náutico anuncia a contratação de Jonathas Jesus

Boris Johnson, três anos turbulentos no poder
Reino Unido

Boris Johnson, três anos turbulentos no poder