Projeto oferece cirurgias de castração de cães e gatos a preços populares

Agendamento é feito apenas através de contato via WhatsApp - Pixabay

Uma parceria entre a ativista e ex-vereadora do Recife Goretti Queiroz e a clínica popular Centro de Esterilização Animal, localizada em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, cadastra cães e gatos para cirurgias de castração a preços populares. 

Às segundas e quartas-feiras, são realizadas cirurgias em cães, enquanto as terças e quintas são dedicadas aos gatos.

O contato para inscrever os animais é feito exclusivamente pelo aplicativo WhatsApp, no número (81) 9.8226.9534. Informações adicionais podem ser obtidas através da página de Goretti no Instagram, @gorettiqueiroz

Dez vagas para gatos do sexo masculino ainda estão disponíveis para esta quinta-feira (4), ao preço de R$ 40.

Já na próxima semana, na segunda (8) e na quarta-feira (10), está previsto um mutirão para a castração de cães, com, no mínimo, 20 cirurgias por dia. 
 
Os animais devem ter idades entre seis meses e cinco anos e apresentar boas condições de saúde. No dia da cirurgia, as fêmeas não poderão estar no período de cio, e os tutores dos caninos precisarão apresentar hemograma recente do animal. O jejum de água e alimento deve ser de 8 horas. 

Leia também: 

De cães-babás a escanteados pela sociedade, conheça a história dos pit bulls
 
Pesquisa da UFRPE identifica dois pets positivos para o novo coronavírus e busca mais voluntários
 
Ozonioterapia é uma aliada valiosa em tratamentos veterinários

Leia outras notícias no Folha Pet


Embora a clínica esteja localizada no município de Jaboatão dos Guararapes, Goretti frisa que as vagas estão disponíveis para pets de pessoas residentes em outros municípios de Pernambuco, pois não é uma ação ligada à gestão pública. 

“É uma parceria, na qual a clínica faz preços populares para o nosso projeto de castração”, diz ela, que atua na causa animal há mais de uma década. 

Goretti administra ainda uma campanha para arrecadar fundos para o projeto, com doações endereçadas ao Pix do CPF 335.897.158-98, no nome de Cláudia Dantas, parceira dos mutirões.

A depender do valor arrecadado, o custo dos procedimentos pode baixar, ajudando no orçamento dos protetores que atuam resgatando animais em situação de vulnerabilidade. "Na semana passada, chegamos a castrar 20 felinos só com o valor arrecadado em doações", comemora. 

"Uma das maiores preocupações dos ativistas é, justamente, o controle populacional. As clínicas parceiras entendem essa necessidade e têm uma visão voltada para a saúde pública. A gente consegue fazer esses mutirões e baratear os custos. A solução para o abandono de animais é a castração, para evitar animais vagando nas ruas", afirma.

"A gente se une para fazer o que o poder público deveria fazer com mais empenho, que são programas permanentes de esterilização, e colabora com ONGs e protetores, que já são sobrecarregados também por fazerem o trabalho que o poder público não faz", completa Goretti. 

Veja também

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem
HOMENAGEM

Diretora da Folha de Pernambuco, Mariana Costa ganha homenagem

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato
Folha Pet

Biblioteca perdoa dívida de clientes mediante apresentação de fotos de gato