Raça de Priscila, da 'TV Colosso', corre risco de extinção

Os cães da raça sheepdog, como Priscila, são conhecidos pela personalidade dócil e animada - Divulgação/Rede Globo

Quem foi criança na década de 1990 deve lembrar da animação e simpatia de Priscila, do programa infantil TV Colosso, exibido pela Rede Globo. 

A personagem era inspirada na raça old english sheepdog - também conhecida como bobtail -, que tem um jeitinho dócil, bem-humorado e que conquista corações com uma facilidade proporcional ao seu tamanho. 

Cão da raça sheepdogFoto: Divulgação/Internet

Apesar dessa personalidade extremamente agradável e fofa, os grandes e peludos sheepdogs perderam popularidade no Reino Unido e, segundo um alerta do Kennel Club, principal associação de proteção canina do país, correm risco de extinção. 

O baixo número de registros anuais coloca a raça como vulnerável, disse a associação recentemente. Em 2020, foram 227 filhotes da raça, o menor número em 60 anos, segundo a agência de notícias AFP.

No Reino Unido, a raça teve a popularidade impulsionada por uma propaganda da marca de tintas Dulux. Também inspirou o personagem Max, cão do Príncipe Eric em A Pequena Sereia, da Disney. Até os Beatles dedicaram uma música a eles em 1968: "Martha My Dear", escrita por Paul McCartney para seu sheepdog.

Max, do filme A Pequena SereiaMax, do filme A Pequena Sereia. Foto: Reprodução/Internet

Mudanças no estilo de vida 
Não é de hoje que a raça está ameaçada, já que a popularidade vem caindo nos últimos anos. Também chamado de cão pastor inglês e conhecido por seu pelo abundante branco e cinza, o sheepdog atingiu o pico em 1979. Foram quase seis mil registros, o que colocou a raça como a nona em preferência no Reino Unido, de acordo com a AFP.

Leia também:

Seu pet está no peso ideal? Saiba como identificar
 
À la Usain Bolt, cão invade pista e rouba a cena em competição de atletismo; assista
 
Conheça opções para estimular o entretenimento dos gatos em casa

Leia outras notícias no Folha Pet
 

Bill Lambert, porta-voz do Kennel Club, afirma que a perda de popularidade pode ser explicada por mudanças no estilo de vida. Isso porque esses cães exigem muitos cuidados devido à pelagem, demandam uma rotina diária exercícios, por serem extremamente ativos, e não se adaptam a espaços pequenos. Embora muito do tamanho seja pelo, eles são, de fato, cães de grande porte, com média de 40 kg. 

Veja também

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão dos Guararapes
Pandemia

Procon-PE impede festa com mais de 400 pessoas em Jaboatão

Chile conclui eleição histórica em busca de maior equidade com uma nova Constituição
AMÉRICA LATINA

Chile conclui eleição histórica em busca de uma nova Constituição