Saiba o que é catnip, a erva usada para divertir e relaxar gatos 

A substância não vicia e não tem contraindicação para os felinos

Gato - Pexels

Também conhecida como erva-de-gato, catnip é uma erva que causa efeitos de excitação e relaxamento em felinos. O uso da planta pela maioria dos tutores é recreativo para os animais, mas seu efeito também pode ser aproveitado como calmante nas idas ao veterinário ou para adaptar o animal a uma rotina menos agitada, quando o gatinho tem energia "extra". 

Catnip possui nepetalactona, uma substância que pode ser comparada com o neurotransmissor serotonina, que é relacionado ao humor e bem-estar em humanos. Nos gatos, a nepetalactona causa a sensação de bem-estar e prazer

A erva pode ser encontrada em lojas de artigos para animais ou em lojas de produtos naturais, geralmente em sua forma desidratada. Para apresentá-la ao gatinho, o tutor pode passar em brinquedos, tapetes e até em uma pequena quantidade (como uma pitada de sal) diretamente no chão para que o animal escolha o que fazer com o presente. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia sobre a catnip, os efeitos começam imediatamente após a exposição e duram cerca de quinze a vinte minutos, seguidos de um período de menor responsividade. O gato costuma apresentar maior hiperatividade, vocalizar, rolar, brincar, realizar auto-limpeza e logo depois de alguns minutos apresentar comportamento com diminuição da atividade motora. 

A substância não vicia e não tem contraindicação para os felinos. O que pode acontecer é o animal acostumar com o efeito do catnip e não apresentar o mesmo comportamento da primeira vez em que a erva foi usada. Nesse caso, basta apresentar a erva ao animal em intervalos maiores de tempo. 

Contudo, não são todos os gatos que respondem da mesma forma à catnip. É mais comum que gatos mais jovens apresentem comportamentos ativos quando usam a erva; a outra parcela de animais costuma apresentar comportamentos passivos, como posição de esfinge, diminuição da frequência nas vocalizações e diminuição da atividade motora. 

De acordo com a pesquisa, a substância pode ser usada para facilitar a ambientação dos gatos em ambiente veterinário, quando é preciso fazer coleta de exames e/ou administração de medicamentos. 

Veja também

Publicidade Legal - 12 de Agosto de 2022 - Editais e balanços

Publicidade Legal - 12 de Agosto de 2022 - Editais e balanços

Com gol nos acréscimos, Athletico vence Estudiantes e garante vaga na semifinal da Libertadores
Futebol

Com gol nos acréscimos, Athletico vence Estudiantes e garante vaga na semifinal da Libertadores