Ursa parda do Parque Dois Irmãos será transferida para santuário ecológico em São Paulo

Úrsula deve iniciar a viagem nesta sexta-feira (24)

Úrsula - Lu Rocha/SemasPE

Úrsula – como é carinhosamente chamada a ursa parda (Ursus arctos) do Parque Estadual de Dois Irmãos, no Recife - inicia, nesta sexta-feira (24), uma viagem mais que especial. 

O animal deixa o parque pernambucano rumo à Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (ASERG), que é uma associação civil sem fins lucrativos localizada na Serra da Cantareira, em São Paulo. 

O espaço tem ambientação mais próxima à realidade do habitat natural da espécie, como, por exemplo, uma variação de temperatura entre 9ºC e 16ºC. 

A iniciativa faz parte de mais uma etapa da implantação do novo Plano Diretor do Zoológico do Recife, anunciado em abril deste ano e que definiu o equipamento como uma instituição conservacionista de apoio à preservação das faunas nativas da Caatinga, da Mata Atlântica e das zonas de transição da Mata Atlântica (ecótonos de cerrado e campos sulinos).

"Ao longo desses anos, lutamos e cuidamos de cada vida, de cada morador do zoo. Somos uma família, e Úrsula é muito especial para todos nós. Envolvemos de cuidado a escolha da sua nova casa e, mesmo depois da transferência, vamos seguir acompanhando sua vida”, afirmou a coordenadora da Divisão de Veterinária e Biologia do Parque, Fernanda Justino.

O procedimento para a transferência de Úrsula, nesta sexta, terá início por volta das 10h. A gaiola, que veio para o Recife de carreta, será acoplada a uma área de repouso de Úrsula, que receberá estímulos para entrar no espaço. Isso será através de comandos dos técnicos que ela reconhece e também da oferta de alimentos preferidos dela.

Não existe uma janela de tempo para que esse processo seja concluído. Tanto faz ela acessar rapidamente a área onde fará a viagem como passar horas até se sentir segura para isso.

Durante o trajeto do Recife até São Paulo, técnicos da equipe do Rancho dos Gnomos acompanharão Úrsula para garantir o bem-estar da ursa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) colaborará com o comboio. 

História

Úrsula, ursa parda do Parque Dois Irmãos
Úrsula no Parque Dois Irmãos. Foto: Lu Rocha/Semas-PE 

Nascida em 1º de julho de 2001, no Zoológico de Goiana, a grandona chegou ao Recife em abril de 2003, acompanhada de seu irmão mais velho, Zé Colmeia – falecido em maio deste ano.

Embora fossem parentes e vindos da mesma organização, eles só passaram a conviver no mesmo recinto no Parque Dois Irmãos após um bem-sucedido processo de aproximação realizado pela equipe técnica do parque.

Querida pelos pernambucanos, Úrsula sempre passou a maior parte do tempo brincando com Zé Colmeia ou interagindo com elementos e atividades proporcionadas por biólogos, veterinários e tratadores. 

Muito saudável, Úrsula é curiosa, alerta e ativa. Sempre interage bem com praticamente todo tipo de enriquecimento ambiental. Tem temperamento calmo, porém forte.

"Nossa relação com ela é ótima, o que nos permitiu – durante todo esse tempo juntas – fazer avaliações clínicas e eventualmente tratar situações, como pequenos cortes ocasionados pelas brincadeiras dela com o irmão ou tratamentos orais, só com manejo cooperativo, sem precisar o uso de contenção química, que é a anestesia”, conta Fernanda Justino, que acompanha o animal há 10 anos. 

Xodó da equipe, Úrsula vivencia, duas vezes por dia, enriquecimentos ambientais, que são técnicas de estímulos adequados para que a espécie possa expressar seus comportamentos típicos e naturais, além de alcançar estados de bem-estar positivos.

Acompanhada de perto pelo zootecnista Rodrigo Pessoa também há 10 anos, a alimentação dela é bem balanceada e repleta de “guloseimas” naturais que mais a agradam. 

"Ela é bem seletiva e muda um pouco as preferências de tempos em tempos. Hoje a preferência dela é maçã, melancia e peixe. E, claro, o que não muda com o tempo: o mel; ela ama”, detalha Fernanda.  

Úrsula
Úrsula é fã de maçã. Foto: Lu Rocha/Semas-PE

Para gerar mais conforto para a grandona, o Parque de Dois Irmãos chegou a realizar intervenções no recinto onde ela viveu nos últimos anos e que hoje possui 223,2 m². 

O ambiente conta com área de exibição (com tanque para banho, caixa de areia, jiraus - plataformas de madeira para enriquecer o ambiente - e outros elementos) e área de descanso interna não visível ao público (com outro tanque de banho e espaço para repouso).

Novos animais

Seguindo o novo Plano Diretor, o Zoológico do Recife, que é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), já recebeu, neste ano, 19 animais silvestres. 

Foram quatro tucanos (Ramphastidae), dois tamanduás-mirins (Tamandua tetradactyla), três furões (Galictis cuja), dois quatis (Nasua nasua), duas Iguanas e seis serpentes. 

Seis cobras chegaram de São Paulo para o Zoo Dois Irmãos, sendo duas jiboias e quatro salamantas
Escreva a Uma das cobras que chegou ao equipamento. Foto: Pedro Caldas/Semas-PE

Todos são nativos dos biomas Mata Atlântica e Caatinga. Eles vieram do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Salvador, na Bahia, e do Projeto Selva Viva, em São Paulo. 

Veja também

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM DO MONTE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

LAFEPE - EDITAL

Newsletter