Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

A disputa eleitoral sobe o Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, durante a 121ª festa

A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos vão enfrentar teste de popularidade

Políticos se aproveitam de um das festas religiosas mais populares do Recife para fazer campanhaPolíticos se aproveitam de um das festas religiosas mais populares do Recife para fazer campanha - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

A121ª Festa do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, é a última antes das eleições de 2026. A localidade vive na segunda-feira o auge da devoção, quando se celebra o dia da padroeira afetiva da cidade.

Desde o início das celebrações, em novembro, faixas, cartazes e bandeiras espalhados pelas ladeiras, casas e pontos comerciais exibem imagens dos que estão dispostos a serem testados nas urnas.

Mas o maior teste de popularidade será entre os prováveis postulantes ao governo do estado: o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora Raquel Lyra.

Antes de assumir o Executivo estadual, Raquel Lyra era quase uma forasteira no mais sagrado morro da capital. Ter Priscila Krause como vice, ex-vereadora e filha do ex-prefeito do Recife Gustavo Krause, ajudou a abrir caminhos

 Mas foi a tragédia do ano passado que aproximou a governadora da comunidade. O governo recuperou o telhado do santuário, que desabou em agosto e matou duas pessoas. Investiu R$ 5 milhões e criou laços com o Morro.

O Morro é berço de João Campos. Vem das raízes e ele busca perpetuar. Só este ano esteve por lá umas cinco vezes. Participou da reabertura do santuário, em maio; em julho voltou para o concerto que celebrou os 95 anos da Banda Sinfônica do Recife; entregou, em setembro, a imagem da santa restaurada. Custou R$ 1,5 milhão.

A um ano da eleição, subiu o Morro. Agradeceu e pediu proteção. A última visita foi no dia 28, quando instalou no pátio do Morro, o busto do padre Reginaldo Veloso.

Vantagem do PP
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) afirmou ontem que Pernambuco está entre os nove estados onde o comando da União Progressista fica nas mãos do PP. E ele vai presidir a federação. Um conselho político - com cinco representantes do PP e dois do União - irá definir o palanque ao governo.  

PT rumo a 2026
O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco começa a discutir as eleições de 2026. O presidente, deputado federal Carlos Veras, comanda a reunião no domingo (7), a partir das 9h, na sede da Fetape, no Recife. Haverá análise da conjuntura nacional e estadual.

Força do povo
Presidente do Comagsul, que reúne 23 prefeituras do Agreste e da Zona da Mata, o prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PSB), disse que não basta ter maioria de prefeitos quando o povo quer mudanças.  “Às vezes o candidato pensa no prefeito e esquece a vontade do povo.”

Futuro da folia
Um encontro para discutir o futuro da festa mais tradicional de Olinda.  A ideia da vereadora Eugênia Lima (PT) é abrir espaço para apresentar sugestões no seminário “Cabe Todo Mundo no Carnaval”. Neste sábado (6), das 8h às 12h, no auditório da prefeitura.

Veja também

Newsletter