Alternativa em Petrolina, Lossio vai à mesa com Paulo Câmara

Conversa de Julio Lossio com Paulo Câmara ocorreu na presença de Lucas Ramos - divulgação

Começou por Julio Lossio, ontem, a série de conversas que o governador Paulo Câmara terá com os atores do campo da Oposição em Petrolina. O socialista recebeu o ex-prefeito no Palácio do Campo das Princesas no final da tarde e a conversa durou cerca de duas horas. Filiado ao PSD, presidido em Pernambuco pelo deputado federal André de Paula, Lossio é pré-candidato à prefeitura da maior cidade do Sertão. Uma aproximação do PSB com ele passou a ser ventilada com mais ênfase após o governo decidir que o deputado estadual Lucas Ramos assumiria a secretaria de Ciência e Tecnologia, como a coluna antecipou.

Considerando que a candidatura de Marília Arraes é tida como irreversível no Recife e com Lucas Ramos fora do páreo em Petrolina, Lossio passou a figurar com a alternativa viável para o Palácio das Princesas, que terá que decidir se apoia ele, Odacy Amorim, do PT, ou outra candidatura de Oposição na corrida pela prefeitura, comandada por Miguel Coelho. Lossio foi a Paulo acompanhado de Lucas Ramos. O parlamentar deve ter a digital nessa construção com o PSD, uma vez que já vinha estreitando o diálogo com o ex-prefeito, enquanto ainda constava como pré-candidato. A sinalização do PSB na direção do PSD pode render frutos nas tratativas do Recife, onde está em jogo o projeto majoritário de João Campos. Paulo Câmara, ao receber Lossio, mostra disposição para cuidar desse xadrez eleitoral em Petrolina. O tempo de TV do PSB pode ser determinante na campanha daquela cidade. Mas, com Lucas fora da corrida, os socialistas terão prazo mais relaxado, até a convenção, para decidir o rumo que adotarão. Eventual alteração no cenário da Capital na relação com o PT poderá, naturalmente, ter repercussão em Petrolina, onde a situação, segundo fontes palacianas, está "completamente aberta".

Posse no Youtube
A posse de Lucas Ramos como secretário de Ciência e Tecnologia está marcada para a segunda-feira, às 9h, e vai ser transmitida online, em função das restrições da pandemia. Enquanto deputado estadual, Lucas deu entrada na licença ontem, que deve ser publicada no Diário Oficial deste sábado, tornando-o apto a ser nomeado. 

Devoto > No último sábado, Lossio, como a coluna adiantou, esteve na inauguração do hospital de campanha em Petrolina ao lado de Paulo Câmara. A religião de Odacy Amorim, adventista do sétimo dia, não permite que ele saia de casa no sábado.

Vice do PSL > Segundo fontes que acompanham as tratativas na Oposição, um respeitado nome da área jurídica do Recife já estaria apalavrado para ser o candidato a vice do deputado Daniel Coelho na corrida pela Prefeitura da Capital.

Eu... > Desde que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avisou, há mais de um mês, que retomaria o debate da reforma tributária com ou sem a benção de Davi Alcolumbre, o secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, já havia destacado, à coluna, o episódio da demissão de Marcos Cintra, para alertar que um novo imposto no formato da CPMF não passaria no Congresso Nacional.

...avisei > Décio reforça: "Não há espaço para aumentar a carga tributária. Não passará a criação de mais um tributo como a CPMF, é o momento de simplificar e padronizar o sistema tributário brasileiro, atacando o atual cipoal de normas das três esferas, que tornou o Brasil um manicômio tributário e destruiu o ambiente de negócio". A estratégia da reforma fatiada em três etapas também complicaria a tramitação das propostas que já estão sendo analisadas. "Paulo Guedes também mudou e vai enviar o que falta em agosto", pontua Décio.