Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Assembleia Legislativa vira espaço de disputa para 2026

Oposição trava pautas, cobra segurança e promessas para educação. Lider do governo reage e ataca João Campos

Plenário Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de PernambucoPlenário Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Jarbas Araújo/Alepe

A oposição na Assembleia Legislativa reservou o dia de ontem para avisar ao governo de Pernambuco que, mesmo sendo minoria, está viva.

A terça-feira começou com o presidente da Comissão de Justiça, Alberto Feitosa (PL), anunciando que a resposta do Executivo sobre os empréstimos será analisada antes da votação de novo pedido, de R$ 1,5 bilhão, na Casa desde 20 de março.

Sem previsão de ser votado. O mesmo vale para a indicação do administrador de Fernando de Noronha que deve ser sabatinado para assumir. Governistas procuram uma forma de acelerar as pautas. 

Na reunião da tarde, o presidente da Casa, Álvaro Porto, ressuscitou a discussão sobre a possível transferência do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Lourenço da Mata para Camaragibe, assunto destacado pelo líder do PSB, Sileno Guedes, semana passada.

Os deputados Rodrigo Farias e Gleide Ângelo pediram informações ao governo. Nenhum governista se manifestou. 

Não bastasse, Júnior Matuto cobrou a farda escolar prometida pelo secretário de Educação, Gilson Monteiro Filho, para o dia 20. Teve o reforço dos deputados Waldemar Borges e Cayo Albino.

A líder do governo, Socorro Pimentel, e a deputada Débora Almeida disseram que a governadora Raquel Lyra tem feito o dever de casa.

Registraram que as fardas estão sendo produzidas no polo de confecções do estado, e devem chegar até o fim do mês.

Acusaram a oposição de antecipar o processo eleitoral e atacaram o prefeito do Recife, João Campos, dizendo que ele não valoriza os professores, é midiático e não está dando conta de uma capital. "O castelo de areia começa a ser destruído”, disse Socorro Pimentel.

O plenário da Casa de Joaquim Nabuco já virou espaço de disputa para 2026.

 

Oposição e prejuízo
Após mais um dia sem que o presidente da CCLJ, Alberto Feitosa, marque a sabatina do advogado Virgílio Oliveira, indicado para Noronha, o deputado Waldemar Oliveira reagiu. “Ele não está com boa vontade para o empréstimo de que o Estado precisa, tão pouco para Noronha. Está só preocupado em fazer oposição à governadora, prejudicar meu filho e prejudicar Pernambuco”, disparou.

O destino dos órfãos
O ex-prefeito de Caruaru José Queiroz espera que o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, acelere o destino do partido. Lembra que em 2022 candidatos se sentiram órfãos e acabaram sacrificados. Na Câmara, a representação caiu de 19 para 16 deputados. Destaca que na discussão sobre federação a identidade não está em jogo. O que interessa são os votos. Queiroz é pré-candidato a estadual.

Criança e adolescente
De hoje até dia 30, conselheiros tutelares do Recife apresentam o relatório anual de atendimento. O primeiro a fazer balanço das ações é o da RPA 3A, no Centro José Ermírio de Moraes, em Casa Forte, às 14h. Amanhã será a vez da RPA 3B, na Macaxeira.

Veja também

Newsletter