Ataques de ex-prefeito servem para o PSB de Água Preta avaliar o rumo

Nota de mulheres repudia violência de gênero em declarações de Noé Magalhães

Dora Pires e Niedja Guimarães, do movimento de mulheres do PSB nacional e de Pernambuco, assinam nota contra ex-prefeito de Água Preta Noé Magalhães - Foto: Reprodução do Instagram

Mais que repudiar as declarações do ex-prefeito de Água Preta Noelino Magalhães (PSB) ao identificar nelas violência de gênero, nota divulgada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PSB e pela Secretaria de Mulheres do PSB de Pernambuco abre uma crise na legenda no município da Mata Sul.

Nos bastidores, ganha reforço a possibilidade de os peessebistas apoiarem a pré-candidatura do ex-deputado João Fernando Coutinho (Solidariedade), já defendida pelo deputado federal Pedro Campos. A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, uniu-se às mulheres do PSB.

Preso em setembro de 2023 e cassado por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral, em maio deste ano, por abuso de poder econômico e compra de votos, Noé Magalhães, recorreu a palavras de baixo calão para ofender a ex-secretária municipal e ex-candidata a vice-prefeita Julieta Pontual.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o alvo do ex-prefeito era o ex-deputado João Fernando Coutinho, filho de Julieta.  

"Um homem, publicamente, difamar, agredir verbalmente e atacar de forma gratuita, grosseira e deseducada uma mulher com o objetivo de atingir outro homem é uma das formas mais baixas, machistas e cafajestes de se agir", diz trecho da nota assinada por Dora Pires e Niedja Guimarães, do movimento de mulheres do PSB.

Fontes observam que o texto contundente não seria divulgado sem o aval dos líderes da legenda no Estado. E consideram uma oportunidade de corrigir o erro de não tê-lo expulsado pelos desmandos. 

Hoje o PSB apoia a reeleição do atual prefeito, Antônio Manoel da Silva, conhecido como Miruca. O vereador assumiu a prefeitura em maio, quando o vice Teodorino Alves Cavalcanti Neto também foi cassado, e tem se identificado como Miruca de Noé.

Por telefone, na noite de ontem, Noé Magalhães preferiu não falar sobre o assunto.   

Sem dilemas
A presidente da Federação PSOL-Rede no Recife, Luiza Carolina, disse não haver imbróglios em torno do nome que vai disputar a Prefeitura do Recife pelo colegiado. "O deputado Túlio Gadêlha (Rede, que pleiteia a vaga) nunca recursou a essa instância da decisão tomada no dia 3 de maio", declarou em entrevista à Rádio Folha FM 96,7. O nome da deputada Dani Portela será homologado sábado (20), às 16h, na Casa Marielle, no Derby.

Nada mudou
Os secretários Fabrício Marques (Planejamento) e Wilson de Paula (Fazenda) explicaram projetos do Executivo que tramitam na Assembleia em período extraordinário. Colocaram-se à disposição, mas apenas três deputados se posicionaram: Dani Portela (PSOL) e Diogo Moraes e Waldemar Borges, do PSB. Foi só um dia a menos para apreciação das matérias.

Sindicatos
Presidindo a reunião das comissões de Justiça, Finanças e Administração, o deputado Antônio Moraes (PP), explicou não tratar-se de audiência pública. Mesmo assim, abriu espaço para os sindicatos O presidente da CUT, Paulo Rocha, destacou alguns pontos, considerou as explicações, mas quer marcar novo encontro.

À risca
Os deputados terão até o dia 26 para apresentar emendas aos projetos do Governo do Estado. Pelo regimento da Casa, os pareceres serão dados em agosto, quando o recesso terá terminado. Justiça, dia 2; Finanças, 9; e Administração, 16. Um acordo poderia antecipar, mas o Legislativo não aposta que aconteça.

Veja também

Primeiro domingo de prévias anima sítio histórico, em Olinda
PRÉVIAS

Primeiro domingo de prévias anima sítio histórico, em Olinda

Cristiano Ronaldo entra no 2º tempo, marca e dá vitoria a Portugal sobre Escócia
Liga das Nações

Cristiano Ronaldo entra no 2º tempo, marca e dá vitoria a Portugal sobre Escócia

Newsletter