Candidatura de Cristiane Moneta é registrada. PSB não impugna

Cristiane Moneta - Divulgação

Candidata à Prefeitura de Abreu e Lima, Cristiane Moneta já teve seu registro de candidatura efetuado, a despeito de o diretório estadual do PSB ter dado orientação contrária à manutenção dela no páreo. Até o momento, a legenda, por sua vez, também não impugnou a candidatura dela, que segue sub judice, uma vez que o ato de destitução do diretório municipal está sob avaliação da Justiça Eleitoral. Em outras palavras, há uma briga do diretório municipal, que protocolou mandado de segurança contra o ato de intervenção do diretório estadual. No último dia 22, o desembargador relator no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Ruy Trezena Patu Junior, ainda que não tenha antecipado a questão do mérito e que tenha indeferido a liminar, assegurou, na decisão, "ser possível ao diretório municipal realizar o registro de candidatos, mesmo sub judice, a depender do resultado da análise do mérito desse remédio constitucional". O partido no município aposta numa filigrana do processo: o tempo. Além de alegar que isso foi feito sem respeito ao regimento interno, o PSB municipal argumenta que a mudança de planos se deu na véspera da convenção, sem os devidos procedimentos internos exigidos.

Procurada pela coluna, a advogada do PSB, Diana Câmara, não retornou as ligações. Se de um lado, o PSB estadual não impugnou a candidatura de Cristiane, por outro lado, caso o mandado de segurança, mediante análise do mérito, não seja acatado, a convenção pode vir a ser anulada e o registro de Cristiane pode acabar invalidado. É nisso que o PSB pode estar apostando. O imbróglio no setor jurídico se reflete no âmbito da política. Há uma projeção de que uma retirada da candidatura de Moneta faria os votos dela migrarem para Flávio Gadêlha, do PSL. Como antecipamos, a intenção do PSB, ao revogar o projeto majoritário de Cristiane, era fazer um gesto ao PSL, que protagonizou tratativas com o PSB em conversas que também tiveram o Recife no foco. No entanto, há bolsa de apostas dando conta de que a articulação pode acabar levando a base do PSB na cidade a apoiar Katiana Gadêlha, do PDT.

 

João Campos recebe
Candidato à Prefeitura do Recife pelo PSB, João Campos recebeu, ontem, em seu apartamento, presidentes de vários partidos. O marqueteiro argentino Diego Brandy fez uma apresentação de pesquisa interna aos aliados. Vários deputados, dirigentes de siglas da Frente Popular, estiveram presentes, além de Antonio Figueira, um dos coordenadores da campanha do socialista.

Endereço certo > Se João mora no 22º andar, Isabella de Roldão, candidata a vice dele, mora no quarto andar no mesmo prédio. Além de companheiros da chapa, os dois são vizinhos.

Um sonho>  Durante o encontro, Isabella relatou ter tido um sonho com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na véspera de o partido decidir que ela seria a vice. 

Noronha...> Como a coluna antecipou, a flexibilização da entrada de turistas na ilha de Fernando de Noronha foi anunciada, ontem, em coletiva do Governo do Estado. A nova regra passa a valer no próximo dia 10. "O turista precisará realizar um RT-PCR até um dia anterior ao embarque ou também no dia do próprio embarque e apresentar resultado negativo no seu desembarque na ilha", explicou o administrador da ilha,  Guilherme Rocha. 

...reabre>Também será exigido que o turista ative um app chamado Dycovid, que permite a rastrear os seus contactantes em caso de futuro resultado positivo para Covid-19. No dia da saída, será exigida a realização de novo teste RT-PCR que será feito no aeroporto.