Dois votos geram dúvidas em PE na disputa entre Baleia e Arthur

Divulgação

Aliados, em Pernambuco, dos candidatos à presidência da Câmara Federal, Baleia Rossi (MDB-SP), e Arthur Lira (PP-AL), tem na ponta do lápis na conta dos votos hipotecados em cada um no Estado. Baleia Rossi, nome apoiado por Rodrigo Maia, desembarca, hoje, no Recife, como a coluna antecipou, para um almoço, às 13h30, no Palácio do Campo das Princesas. Ontem, parlamentares que votam nele faziam os cálculos e contabilizavam 13 votos da bancada pernambucana em favor do emedebista contra 12 pró-Arthur Lira. Apoiadores dos dois lados, no entanto, nos bastidores, acenderam o sinal amarelo em relação a dois votos especificamente: o de Gonzaga Patriota e o de Danilo Cabral. Ambos são do PSB, sigla que formalizou apoio a Baleia Rossi após o Diretório Nacional adotar posição por unanimidade. No entanto, há racha na bancada desde o princípio. Agora, há aliados de Arthur Lira dizendo que contam com votos de Danilo e de Gonzaga, enquanto aliados de Baleia dizem a mesma coisa. Os dois lados sinalizam não terem certeza em relação aos votos desses dois parlamentares.

Danilo Cabral chegou a assinar documento solicitando reunião da bancada para tratar do assunto depois que o líder, Alessando Molon, conduziu o partido para o bloco liderado por Rodrigo Maia. Danilo vai suceder Molon na liderança da bancada, o que leva alguns deputados a observarem que, embora tenha questionado inicialmente a postura de Maia e feito aceno a Arthur, para Danilo, seria delicado, na condição de futuro líder, fazer movimento contra orientação partidária. Em reserva, parlamentares advertem que, caso Danilo vote em Arthur, o placar da bancada pernambucana se inverteria em favor do progressista. Baleia Rossi almoça no Palácio das Princesas hoje, e, diferente da outra ocasião, desta vez, houve entendimento dos aliados no sentido de convidar também parlamentares que já declararam voto em Arthur. Como a coluna cantara a pedra, Baleia encerra a agenda externa da campanha em Pernambuco, em encontro com o governador Paulo Câmara, vice-presidente nacional do PSB, e com a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, além de demais deputados. 

 

Jandira e Molon presentes
Do PCdoB, Jandira Feghali, que está na coordenação da campanha de Baleia Rossi, acompanha o emedebista na agenda no Palácio das Princesas hoje. Líder do PSB, Alessandro Molon, também estará em Pernambuco. Jandira tinha relação estreita com o ex-governador Eduardo Campos, assim como a vice-governadora Luciana Santos e o PCdoB sempre nutriram.

Na lista de... > A primeira vez que Baleia Rossi esteve no Palácio das Princesas, em campanha, foi em dezembro. Desta vez, a lista de convidados inclui quem vota em Arthur Lira, caso dos deputados Silvio Costa Filho, André e Paula e Bispo Ossésio.

...convidados > Vão à mesa com Paulo Câmara e Baleia hoje: Luciano Bivar, Fernando Bezerra Filho, Danilo Cabral, Raul Henry, Wolney Queiroz, Carlos Veras, Renildo Calheiros, Tadeu Alencar, Milton Coelho, Luciana Santos, Daniel Coelho, Augusto Coutinho, Túlio Gadêlha, André de Paula, Bispo Ossésio e Silvio Costa Filho.

Prova dos nove > Nas coxias, parlamentares alertam o seguinte: quem vota em Baleia assinou a lista dele. Quem não assinou, dizem em conversas reservadas, está "na coluna do meio".

Ausentes > Do PSB, fora Tadeu Alencar, Danilo Cabral e Milton Coelho, que estarão com Baleia Rossi, hoje, Felipe Carreras, que já declarou voto em Arthur Lira, e Gonzaga Patriota encontram-se em Brasília desde ontem.

 

Veja também

Jair lamenta não classificação do Sport à Sula: 'tiraram a cereja do bolo'
Sport

Jair lamenta não classificação do Sport à Sula: 'tiraram a cereja do bolo'

Vale reverte prejuízo e lucra R$ 26,7 bilhões em 2020
EMPRESA

Vale reverte prejuízo e lucra R$ 26,7 bilhões em 2020