“É uma autoridade querendo comer o fígado da outra"

Governador do Piauí, Wellington Dias preside o Consórcio Nordeste - Foto: Keiny Andrade/ Folhapress

Em meio aos rumores de que aliados do presidente Jair Bolsonaro pretendem fazer da CPI da Pandemia uma arena para centrar fogo no uso de recursos federais por parte dos governadores, em especial os do Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias realçou, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, ontem, que, em outros países as aquisições de kit intubação, oxigênio, exames e testes ficaram sob a coordenação do governo central, diferente do Brasil. Presidente do Consórcio Nordeste, Wellington sublinhou que a aplicação dos referidos recursos se deu com base em "legislação especial que foi editada no Brasil, considerando uma situação emergencial". O petista emendou: "Estamos falando de um País que já se aproxima de 360 mil óbitos, que deu colapso na rede hospitalar, que falta oxigênio, falta medicamentos". Ele lamentou, no entanto, o seguinte: "Na hora que um Estado desesperado quer comprar, o setor privado quer comprar, os vendedores, infelizmente, fizeram um leilão". Apesar disso, realça que "mesmo onde houve dispensa de licitação, e era permitido na calamidade, se fez essas compras tendo como referência o preço estabelecido na tabela nacional".

Wellington repisa que o momento é "de calamidade, uma guerra contra o coronavírus" e admite: "Aí, você tem as autoridades que precisavam todas estarem em sintonia e é uma querendo matar a outra, comer o fígado do outra". Na esteira, vaticina: "É claro que isso vai dar errado". O governador pontua que é possível investigar quem quer que seja. Mas adverte: "O que não é razoável é isso ter conotação de guerra política". Ontem, o STF referendou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que determinou ao Senado a instalação de uma CPI para investigar as ações do Governo Federal no combate à pandemia. Sem terem conseguido inviabilizar a CPI, a estratégia de aliados de Bolsonaro, agora, seria, mirar os gestores estaduais. Entre eles, Renan Filho , cujo pai, Renan Calheiros tenta se fortalecer para assumir a relatoria da CPI no intuito de pegar o governo no contrapé.

Conta tudo para Lula!
Após aliados da deputada Marília Arraes questionarem a reunião, revelada pela coluna, do senador Humberto Costa com o governador Paulo Câmara, nas coxias, uma liderança petista alfineta: "Os mesmos precisam reclamar com Lula, que, na semana passada, foi à mesa com a cúpula do PSB". Aliados de Marília apontaram "erro adesista" e "antecipação às definições partidárias".

Desafios > Em Webinar do 4º CEO MEETING JornalCana sobre a Competitividade e a Sustentabilidade das Usinas na Região Norte/Nordeste, o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, abordou, ontem, os desafios na operação de usinas em estados diferentes, ancorados na meta de manter a sustentabilidade dos negócios. Realçou os aspectos ambiental, social e econômico, sublinhando os esforços na "promoção do meio ambiente".

Acervo > Eduardo Monteiro realçou "acervo de trabalho" nessa área ambiental e a importância disso para "qualificar a produção e certificar nossa inserção nos mercados mais exigentes do mundo". Na área social, traçou "avanços inequívocos do Governo Federal", citando atuação do ministro Rogério Marinho, ainda no Ministério da Economia, ao promover "adequação da legislação complexa no que diz respeito à relação de trabalho no setor".

Conjuntura > Ainda em sua análise, a estrutura de produção funciona como "cintrurões de segurança" no sentido de evitar que a mão de obra migre para região metropolitana. Ele descreveu a atividade como "um instrumento de formação econômica da história brasileira", admitiu conjuntura adversa em função da pandemia e citou a preocupação com a recuperação da economia.

Veja também

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)
Pandemia

Covid-19: Brasil registra pouco mais de 67 mil casos e 2.087 óbitos neste sábado (15)

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)
Tênis

Djokovic e Nadal decidem o Torneio de Roma neste domingo (16)