Folha/IPESPE/Petrolina: Simão Durando lidera pesquisa e resultado mostra força dos Coelho

Prefeito tem 53% da intenção de voto contra 22% de Júlio Lóssio. Gestor ainda possui menor rejeição

Da esquerda para a direita, Ricardo Coelho (candidato a vice), Fernando Filh, Simão Durando,Miguel Coelho, Fernando Bezerra e Antônio Coelho - Foto: Divulgação

Prefeito de Petrolina desde abril de 2022, quando Miguel Coelho (União Brasil) deixou o cargo para disputar o Governo de Pernambuco, Simão Durando (União Brasil) lidera hoje a preferência do eleitorado.

Tem 53% das intenções de voto na pesquisa estimulada realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) em parceria com a Folha de Pernambuco.

O ex-prefeito Júlio Lóssio (PSDB), que tem apoio da governadora Raquel Lyra, aparece em 2º lugar com 22%. Depois vêm Odacy Amorim (PT), 8%; Lara Cavalcanti (PL), 5%; Marcos Bezerra (Agir), 1%; e Maria Clara (UP), que não pontuou.

O levantamento, feito de 30 de agosto a 1º de setembro, mostra também que Simão Durando é o que apresenta menor rejeição. Entre os 500 entrevistados, 24% não votariam nele. Júlio Lóssio e Lara Cavalcanti empatam nesse quesito com 39%, cada. O petista é quem registra a maior rejeição: 55% não votariam nele de jeito nenhum.

A performance do candidato se deve à força do grupo Coelho. Há mais de dois anos fora da gestão, Miguel vem sendo peça-chave. Enquanto Durando afirma em um dos programas eleitorais que não se vê como político, mas como servidor público, ele articula apoios e convoca o eleitor:

“Cada voto que vocês depositarem em Simão é como se estivessem votando em Miguel”. Sua imagem está no guia, nas redes sociais, no material de campanha.

Também no guia aparecem o ex-senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado Fernando Filho. Discreto, o parlamentar tem ajudado com emendas, e ressalta qualidades do prefeito. Nas ruas, o deputado licenciado Antônio Coelho reforça o time.

Petrolina tem 238.587 eleitores e é o 5º maior colégio eleitoral do Estado.

Longe da polarização
Candidata do ex-presidente Jair Bolsonaro, Izabel Urquiza afirma não ter dificuldade de estar no palanque do PL nem se incomoda que adversários tenham a governadora Raquel Lyra ou o prefeito João Campos como cabo eleitoral. “As pessoas ficam preocupadas com padrinhos políticos, mas eu tenho uma história na política”, afirmou à Rádio Folha FM 96,7. A candidata quer evitar a polarização. “Meu compromisso é com Olinda. O que a gente pode fazer para melhorar as condições do cidadão?”.

De paraquedas
Izabel Urquiza enfatizou não ter caído de paraquedas na disputa pela Prefeitura de Olinda  Apontou existirem candidaturas não preparadas para um projeto tão desafiador. “A mim compete mostrar o meu trabalho e ao povo de Olinda, julgar os mais preparados.”

Movimento Olinda
Presidente do PSB na Marim dos Caetés, a deputada Gleide Ângelo prepara evento para reforçar a candidatura de Vinicius Castello (PT) e Celso Muniz Filho (PCdoB) na cidade. Na tarde do dia 14 pretende juntar, pelo menos, 400 apoiadores de vários segmentos. Maracatus, bonecos gigantes, blocos e troças farão um arrastão pelas ruas. A apoteose será em frente à sede da prefeitura.

Veja também

Veja como seria aparência de Sininho, de Peter Pan, na vida real, segundo ferramenta de IA
PERSONAGEM

Veja como seria aparência de Sininho, de Peter Pan, na vida real, segundo ferramenta de IA

Em estreia de Pepa, Sport visita o Avaí pela Série B 2024; confira escalação e onde assistir
Futebol

Em estreia de Pepa, Sport visita o Avaí pela Série B 2024; confira escalação e onde assistir

Newsletter