Governadora de Pernambuco sanciona autorização de empréstimo e abre nova aresta com o Legislativo
Raquel Lyra disse que momento é divisor de águas e vai correr contra o tempo. Presidente da Alepe reagiu
Quando anunciou ontem que precisaria correr contra o tempo para recuperar os 174 dias que a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) levou para aprovar a autorização de empréstimo de R$ 1,5 bilhão, a governadora Raquel Lyra (PSD) abriu uma nova aresta com o parlamento estadual.
A reação do presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), foi imediata: “O atual governo vem terceirizando responsabilidades desde que assumiu”, disparou.
Para sancionar o projeto, a gestora convidou os 49 deputados a celebrarem, no Palácio do Campo das Princesas, o momento que considerou “uma vitória”. Dos 43 que registraram presença em plenário, no último dia 9, apenas um - o deputado Waldemar Borges (MDB) - posicionou-se contra.
Não por discordar do empréstimo, mas por considerar a necessidade de mais transparência. Ontem a presença apenas de governistas evidenciou a falta de interesse da oposição em inaugurar qualquer tipo de trégua.
No Palácio, a governadora estava aparentemente feliz, se disse emocionada e disposta a trabalhar. Afirmou que o momento seria um divisor de águas na relação com a Alepe. A declaração, no entanto, soou como medição de força e demonstração de que ela conseguirá aprovar as propostas mesmo que os opositores esperneiem.
O tal divisor de águas não sinaliza dias mais tranquilos. Com a aproximação do ano eleitoral, a bancada da oposição está distante de lhe dar algum sossego. A governadora promete não ficar inerte. Vai correr contra o tempo perdido e os dias travados.
Lamúrias de deputados
Antes de participarem da sanção do pedido de empréstimos, deputados tomaram café no Palácio. Aproveitaram para desfiar reclamações e cobranças. Pedidos não atendidos, emendas não liberadas, promessas não cumpridas. Alertaram para a insatisfação de prefeitos e o risco que isso representa às vésperas de ano eleitoral.
Abraço garantido
O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, ouviu as queixas. Garantiu analisar os pedidos, estudar cada caso e ver as providências. Mas foi o abraço que a governadora Raquel Lyra deu no secretário que mais chamou a atenção. Os parlamentares entenderam o recado.
Alinhamento partidário
Depois de maratonar dois dias e meio pelo Agreste pernambucano, o prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, jantou com a bancada de deputados federais ontem, em Brasília. O encontro, organizado pelo vice Geraldo Alckmin, serviu para definir rumos do partido. O próximo será com os senadores da legenda.
Desinformação
A Frente Parlamentar de Combate às Fake News, proposta pelo deputado Júnior Matuto (PRD), foi derrubada no plenário da Assembleia ontem: 25 votos a quatro. Diferentemente do embate em nível nacional, petistas por aqui foram contrários à proposta.



