Governadora tenta dar a volta por cima e garantir presença de aliados
Raquel Lyra articula apoio de representantes de várias legendas para reforçar palanque em 2026
A tentativa é de ignorar as pesquisas e correr atrás do que parece prejuízo. No mesmo dia, movimentos simbólicos, passando pelo MDB, Republicanos e pelo próprio partido, o PSD.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi certeira ao colocar na lista de homenageados da 25ª Fenearte, anunciados nessa sexta-feira, o ex-senador Jarbas Vasconcelos, 82 anos.
Não apenas contempla a história do idealizador da feira e colecionador de artesanatos. Traz mais para perto a ala insatisfeita do MDB, derrotada na eleição à presidência do partido, em maio, para o grupo ligado ao prefeito do Recife, João Campos, que reelegeu Raul Henry.
O senador Fernando Dueire e o deputado estadual Jarbas Filho perderam, mas até agora não anunciaram com todas as letras seguirem o projeto da governadora. Comunicam nas atitudes.
No mesmo evento, estava o deputado William Brigido (Republicanos). Base do governo desde o início da gestão, nenhuma novidade. Mas a presença é simbólica, um dia depois de o deputado Mário Ricardo, do mesmo partido, tornar-se oficialmente aliado do seu adversário em potencial para 2026.
O parlamentar estava com a governadora até a eleição do ano passado, quando lançou o filho Miguel Ricardo a prefeito de Igarassu. Raquel Lyra, no entanto, apoiou a reeleição da prefeita Elcione Ramos.
Na quinta-feira, o prefeito João Campos indicou Miguel como secretário de Saneamento. A governadora, que é também presidente do PSD, correu atrás. Filiou César Ramos, filho da prefeita Elcione, ao partido e o lançou pré-candidato a deputado estadual.
Artesanato na formação
“O artesanato moldou minha alma, emoldurou meu coração. A alegria de dona Geralda (Farias) educou meu otimismo. A seriedade de doutor Jarbas (Vasconcelos) definiu o tipo de profissional que eu queria ser”, declarou, emocionado, o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, no lançamento da 25ª Fenearte. O gestor já coordenou cinco dessas feiras.
Histórias reunidas
AAgência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), uma das responsáveis pela Fenearte, lança este ano um livro com a história das 25 feiras já realizadas. O presidente, André Teixeira, promete para dezembro. A governadora Raquel Lyra quer para setembro.
Hino de ritmos
Raquel Lyra também pretende reeditar o Hino de Pernambuco cantado em vários ritmos e lançado em 2002, na gestão de Jarbas Vasconcelos. Será mais uma homenagem ao ex-governador. Deixou a responsabilidade com o presidente da Empetur, Fred Loyo.
Andanças
O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) vai circular também pelo São João de Olinda, Paulista e Camaragibe. A movimentação sinaliza a pré-candidatura a deputado estadual. “Vou andar e conversar com outras pessoas”, avisou.