João Campos começa formação das chapas para 2026 e revela o cuidado com aliados
Virtual candidato ao governo do estado, prefeito articula apoios a quem pretende eleger-se deputado
O anúncio do ex-prefeito de Itapetim Adelmo Moura nas redes sociais diz muito sobre as eleições de 2026. Ele abriu mão da pré-candidatura a deputado estadual e aceitou o convite do prefeito do Recife, João Campos, para coordenar sua campanha ao governo de Pernambuco.
A decisão escancara a disputa sem que o principal nome admita ser candidato. Derruba qualquer burburinho de que o gestor não tenha o Palácio das Princesas como alvo.
Anuncia que o espólio do ex-deputado José Patriota (1960-2024), que tinha o Sertão do Pajeú como principal base, será compartilhado entre fiéis escudeiros do PSB e do projeto de João Campos.
O prefeito acelerou a composição da chapa proporcional. A movimentação teve inicio publicamente ontem. A prefeita de Itapetim, Aline Karina (PSB), assegurou apoio ao presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Os sinais apontam que os votos de Afogados da Ingazeira, administrada por Sandrinho Palmeira (PSB), vão fortalecer a disputa pela reeleição do deputado Waldemar Borges (MDB), que nos últimos meses perdeu a sustentação dos prefeitos de Gravatá, Iguaraci e São José do Egito para a governadora Raquel Lyra.
Os aliados do município de Solidão, comandado por Mayco Araújo, o Mayco da Farmácia (PSB), também já sabem seu destino: vão trabalhar para garantir o primeiro mandato de deputado estadual ao médico Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos).
As arrumações estão apenas começando.
História e reconhecimento
No ano em que completaria um século de vida, o ex-ministro, ex-deputado e empresário Armando Monteiro Filho teve reconhecida sua defesa por Pernambuco. Iniciativa dos deputados Izaías Régis e João Paulo Lima, a homenagem na Alepe teve parentes, amigos e autoridades, entre elas a vice-governadora Priscila Krause; o prefeito do Recife, João Campos; e o ministro Silvio Costa Filho.
Ação integrada
O prefeito do Recife, João Campos, chega hoje ao Rio. Participa de discussões sobre mudanças climáticas e deve falar sobre a operação que matou 121 pessoas. “É lamentável. Parece que tudo está errado. Mas não se pode culpar uma pessoa ou uma única ação.”
Escolha masculinag
De nada adiantou a ex-advogada do PSB Diana Câmara passar a defender Raquel Lyra. Empatou com Carlos Gil Rodrigues no Tribunal de Justiça - 44 votos - mas a governadora escolheu o advogado como desembargador da OAB no TJPE. Adriana Caribé teve 30 votos.
São Paulo e Rio
A governadora Raquel Lyra estará hoje em São Paulo onde se reúne com o CEO da Country Manager Brasil e com líderes femininas do setor de finanças. Amanhã vai ao Rio de Janeiro. Participa de encontros preparatórios para a COP 30, este mês, em Belém.



