Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

João Campos e a necessidade permanente de ajustar projetos

Ações do prefeito do Recife não evitaram a morte de duas mulheres em deslizamento de barreira

Prefeito do Recife, João Campos (PSB)Prefeito do Recife, João Campos (PSB) - Foto: Edson Holanda / PCR

No mesmo dia em que teve seu nome anunciado como candidato à presidência nacional do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, enfrentou  outro destaque nacional:

a morte de duas mulheres vítimas de deslizamento de barreira no Córrego da Bica, Zona Norte da capital pernambucana.

As duas informações têm outro ponto em comum: a necessidade de planejamento. 

Não à toa, o prefeito ganha projeção política pelos quatro cantos do país. Existe um projeto em construção e um líder em ascensão no Brasil.

As articulações acontecem desde sempre e ganham força em visitas a outros Estados, nos corredores do Planalto, com livre trânsito ao gabinete do presidente Lula (PT) e na atuação de correligionários. Se imprevistos acontecerem, o plano de voo será revisto. 

Em terra, a meta para essa nova gestão é entregar três obras nos morros. Por dia. De corrimão e escadaria a contenção de encostas. Com recursos próprios ou federais. Um empréstimo de R$ 2 bilhões, formalizado em 2023, também está nas contas.

No bairro de Passarinho, a prefeitura realizou em quatro anos nove obras de contenção, três no Córrego da Bica. Investiu R$ 14,3 milhões. Mas só este ano, moradores protocolaram mais de dez gritos de socorro. Mãe e filha morreram.

Sim. Choveu em 24 horas mais 200 mm, maior precipitação já registrada em fevereiro na cidade. A média histórica para o mês inteiro é de 91,4 mm. Mudanças climáticas estão mais aceleradas que as iniciativas do poder público.

É preciso correr contra o tempo. Para não termos outras Marias da Conceição ou Nicoles Melo. É hora de ajustar os planos em terra.

Composição
O senador Humberto Costa (PT) observa que o Governo Lula errou ao entregar 11 ministérios a partidos do Centrão (MDB, PP, PSD, União e Republicanos) sem negociar uma contrapartida. Aposta que na dança das cadeiras, prevista para os próximos dias, isso seja corrigido.

Até os céticos

Os deputados, até os que nem acreditavam que as emendas de 2024 seriam pagas, celebraram o reempenho feito pela governadora Raquel Lyra. Agora esperam o dia em que o dinheiro vai cair na conta. Próxima semana se reúnem para avaliar as respostas ao pedido de informação da Casa.

Nas bases

A deputada Débora Almeida vibrou com a decisão da governadora Raquel Lyra de nomear ex-prefeitos e ex-vereadores como assessores especiais. A medida contemplou o ex-prefeito de Verdejantes Haroldo Tavares, seu aliado.

Compes
A concessão da Compesa estará em discussão hoje na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira, no Sertão.  Será a terceira realizada pelo PSB e abraçada pelo deputado Waldemar Borges. As outras duas foram em Gravatá e Garanhuns.

Veja também

Newsletter