Priscila Krause faz balanço das ações junto aos municípios e alfineta gestões passadas
Governadora em exercício destaca importância da parceria entre Estado e prefeituras
Há uma semana à frente do Executivo estadual, a governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), aproveitou dois eventos voltados aos municípios, para traçar um balanço das ações em Pernambuco.
Fez discursos de quase meia hora na segunda-feira, em seminário promovido pelo Tribunal de Contas (TCE-PE) para novos gestores, e ontem, na posse da mesa diretora da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Este um pouco mais apimentado, na presença do adversário e prefeito do Recife, João Campos (PSB), partido que geriu o Estado por 16 anos.
“Tenho convicção de que esse é o governo que mais fez parcerias com as prefeituras na história de Pernambuco.” Destacou que, por ter sido prefeita, a governadora Raquel Lyra (PSD) sabe onde o calo aperta. Lembrou que o governo abraçou um problema historicamente dos municípios: cuidar das crianças, construir creches. E assegurou a pontualidade no repasse de recursos. “Raquel Lyra sabe que isso faz a diferença porque sofreu na pele atrasos, num tempo pretérito e que não voltará mais”, alfinetou.
Em seu pronunciamento no encontro de ontem, o prefeito João Campos focou na importância da coletividade. “É isso que nos faz fortes. No fim, a responsabilidade sobre o município sempre é muito grande e é muito urgente. As pautas municipais não podem ser resolvidas no dia seguinte, na semana seguinte ou no mês seguinte. Se você não cuida hoje, amanhã o problema já está estabelecido. A gente não pode perder esse senso de urgência”, enfatizou.
Estrela petista
O presidente interino do PT nacional, senador Humberto Costa, será o protagonista nas inserções da legenda, veiculadas em todo o país a partir do dia 1º de abril. Vai destacar a retomada de programas sociais no terceiro Governo do presidente Lula e as novas medidas adotadas. A interinidade acaba em 6 de julho, quando haverá eleição para as direções municipais, estaduais e nacional.
Esquecido
A governadora em exercício Priscila Krause considerou uma ação revolucionária a redistribuição do ICMS para os municípios. Exaltou o Governo, a Assembleia e a Amupe. Mas esqueceu o prefeito do Recife, João Campos. O gestor abriu mão de R$ 7,5 bilhões para ajudar 23 pequenos municípios, e garantir a aprovação do projeto.
Disputa
O prefeito João Campos chegou atrasado à Amupe, mas foi recebido com aplausos e grito de “governador”. A reação da plateia veio na hora do discurso de Priscila Krause. De pé, um grupo aplaudiu e assobiou. Ela agradeceu o carinho em nome de Raquel Lyra.
Lista do consenso
O presidente Marcelo Gouveia e o vice Pedro Ermírio, que tomaram posse na diretoria da Amupe, fizeram agradecimentos mútuos e lembraram quem ajudou a evitar bate-chapa: os prefeitos João Campos, Josafá Almeida, Márcia Conrado e Vinícius Labanca. A governadora Raquel Lyra e o deputado federal Eduardo da Fonte.