PT adota nova tática na briga pela vice, após estratégia do prefeito João Campos

Partido deve apresentar apenas um nome até o fim do mês e admite discutir a vaga sem antecipar a indicação

Presidente do PT no Recife, Cirilo Mota - Foto: Walli Fontenelle/Folha de Pernambuco

O Partido dos Trabalhadores sentiu a pressão feita pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), e decidiu mudar a estratégia na disputa da vaga pela vice. O presidente da legenda na capital, Cirilo Mota, defende que até o fim deste mês seja apresentado ao prefeito apenas um nome petista.

Hoje estão inscritos o deputado federal Carlos Veras, apoiado pelo grupo do senador Humberto Costa, e o assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais Mozart Sales, da ala ligada à senadora Teresa Leitão. A executiva municipal se reuniu ontem à noite, mas novo encontro está agendado para o dia 27.

A nova postura surge após a decisão do prefeito de filiar quatro secretários a diferentes partidos que integram sua base de apoio: Felipe Matos, Planejamento, no Republicanos; Maíra Fischer, Finanças, no União Brasil;  Marília Dantas, de Infraestrutura, no MDB; e o chefe de gabinete, Victor Marques, que tem status de secretário, no PCdoB.

O PT admite até a possibilidade de discutir a vice sem antecipar o nome a ser indicado. "O processo no PT é diferente. As inscrições não aconteceram apenas aqui", explica, negando qualquer erro ao escolher nomes antes de o prefeito garantir a vaga para o partido.

Segue firme na defesa de ter a vice. Para Cirilo Mota, o movimento do prefeito é natural. Considera que a lista de filiados foi anunciada para alimentar especulações e logo, logo acalmar os ânimos.

"João Campos tem maturidade suficiente para entender a importância de estar junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e junto à Frente Popular. Ele tem a responsabilidade de reafirmar a Frente como alternativa para melhorar a vida do povo", atesta.


SEM BARGANHA POLÍTICA
Líder da bancada do PL na Assembleia e com trânsito livre junto à governadora Raquel Lyra (PSDB), o deputado Renato Antunes aposta que o PP criou um fato político ao anunciar que ficaria com o Detran. Desde o início do Governo, o órgão está nas mãos do PL. "Quem conhece um pouco o deputado Eduardo da Fonte sabe que ele gosta de polêmica e foi uma tentativa infeliz de tumultuar o processo. Não saiu nada no Diário Oficial. O PL está contemplado, mas o objetivo não é cargo", disse, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.

INSTITUCIONAL
Por dois dias seguidos, a governadora em exercício Priscila Krause teve agenda ao lado do presidente Lula, em Brasília. Participou da assinatura da MP das energias renováveis e da redução da tarifa de energia. E ontem celebrou o anúncio de 8.947 moradias do Minha Casa Minha Vida para o Estado.

DIPLOMACIA
Após sabatina na Comissão de Finanças, o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, conversou com o deputado Álvaro Porto sobre novos projetos a serem encaminhados pelo Governo. O presidente reiterou a disposição da Casa de analisar e aprovar o que estiver voltado ao desenvolvimento de Pernambuco

Veja também

Quem mais recebeu dinheiro do fundão nas eleições de 2024 no País?
eleições

Quem mais recebeu dinheiro do fundão nas eleições de 2024 no País?

Número de universitários chega quase a 10 milhões, e EaD fica perto de superar presencial
EDUCAÇÃO

Número de universitários chega quase a 10 milhões, e EaD fica perto de superar presencial

Newsletter