Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Raquel Lyra chega ao PSD, mas não abandona o ninho tucano

Governadora de Pernambuco reuniu ontem 31 dos 32 prefeitos eleitos pelo PSDB em 2024

Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra  se filiou ao PSD e ontem reuniu prefeitos da antiga legenda, o PSDBGovernadora de Pernambuco, Raquel Lyra se filiou ao PSD e ontem reuniu prefeitos da antiga legenda, o PSDB - Foto: Yacy Ribeiro/Secom

No dia seguinte a sua filiação ao Partido Social Democrático, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, reuniu 31 dos 32 prefeitos eleitos no ano passado pelo PSDB, legenda que a acolheu por quase uma década.

Não pediu a ninguém para seguir sua opção partidária. Ao contrário. Reiterou a importância de os gestores continuarem no ninho tucano, fortalecendo a base do Governo.

Destacou não fazer sentido desperdiçar o trabalho desenvolvido junto ao presidente do partido no Estado, Fred Loyo. O PSDB saiu de cinco prefeitos, em 2020, para 32, no ano passado.

A ideia é continuar as articulações em busca de reforços para 2026. A governadora também explicou que a ida da vice Priscila Krause para o PSDB é a prova de que todos permanecem de mãos dadas.

Durante o almoço, que durou mais de uma hora, os prefeitos se apresentaram e alguns colocaram suas expectativas. Nomes como Joelda Pereira, de Tacaimbó; Luciano Bonfim, de Triunfo; Pollyana Abreu, de Sertânia; e Xicão Tavares, de Verdejante, avaliaram o encontro como proveitoso.

“Vamos dar as mãos, apoiar e divulgar o bom trabalho que ela vem fazendo. Botar a campanha na rua, guerrear e ganhar a eleição se Deus quiser”, assegurou Joelda.

Para Xicão, a mudança partidária não alterou a unidade. “Pelo contrário, nossa presença expressiva evidenciou a lealdade e disposição em seguir ao lado de Raquel.”

A conversa aconteceu no Palácio das Princesas e só o prefeito de Saloá, Júnior de Rivaldo, não compareceu. Teve um imprevisto.

Conselho metropolitano
Antes de encontrar prefeitos do PSDB, Raquel Lyra e Priscila Krause reuniram 12 dos 14 gestores do Grande Recife. Diego Cabral, de Camaragibe, e Lula Cabral, do Cabo, não apareceram. Do PSB, os adversários João Campos (Recife); Flávio Gadelha (Abreu e Lima); e Lucca Labanca (vice em São Lourenço) marcaram presença.

Desdobramentos
Após a reunião metropolitana, João Campos lembrou que em janeiro de 2023 houve encontro semelhante. Agora aposta em ações concretas. Registrou recorde de investimentos na cidade e disse que as obras têm recursos próprios, operações de crédito ou verba do governo federal. Não há parcerias con o Governo do Estado.

Para a Ilha
Em breve, segundo Raquel Lyra, um nome será indicado para administrar Noronha. Mais importante que indicação política, disse, é capacidade técnica. Sem dizer o motivo, a governadora desistiu do biólogo Walber Santana. “É importante dizer que obras e cuidados com a população não perderam continuidade.”

Na rua
Líderes da enfermagem estão em Brasília para reforçar o movimento em defesa das 30 horas semanais de trabalho e reajuste salarial. Representante da categoria na Alepe, o deputado Gilmar Júnior (PV) participa do ato na Praça dos Três Poderes, a partir das 8h.

Veja também

Newsletter