Reavivar as bases para fortalecer o partido é a missão dos petistas
Inscrições para os diretórios foram prorrogadas. Recife terá, pelo menos, três candidatos
O Partido dos Trabalhadores prorrogou as inscrições de chapas e candidaturas aos diretórios municipais e estaduais. Nos municípios, elas terminariam ontem e foram estendidas até 2 de maio. Nos estados, vão até o dia 9.
No Recife, pelo menos três nomes estão no páreo: o dirigente estadual do partido e professor Pedro Alcântara, primeiro a apresentar-se; o ex-vereador Jairo Brito, que se inscreveu ontem; e o atual presidente, Cirilo Mota, na função desde 2019. Ficaria até 2023, mas a legenda não realizou o Processo de Eleição Direta (PED), e esticou os mandatos.
Pedro Alcântara desponta com o apoio do deputado João Paulo Lima e Silva e da vereadora Kari Santos. É considerado um quadro excelente, carrega a renovação da qual o partido sabe que precisa, mas, dizem, faltam-lhe votos na base.
Ligado ao presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, o ex-vereador Jairo Brito entrou em campo aos 64 anos, para mostrar que renovação não está na idade.
Assegura ser capaz de conquistar os filiados, processo, segundo ele, mais difícil que disputar vaga para a Câmara do Recife. Ano passado teve 9.042 votos e não conseguiu eleger-se.
Cirilo Mota ainda não se inscreveu. Disse que agora tem mais tempo para decidir.
Todos os pré-candidatos chegam com a missão de unir o PT às raízes. Trazer as bases que ficaram esquecidas nas igrejas, nos sindicatos, nos conselhos de moradores. Fortalecer o partido para a disputa do próximo ano e, especialmente, enfrentar a extrema-direita.
Credencial das ruas
O prefeito João Campos volta hoje à rotina no Recife. Durante sua estada nos Estados Unidos, o prefeito em exercício, Victor Marques, vistoriou obras, apresentou-se em comunidades, recebeu vereadores, enfrentou incêndio em mercado e mandou até projeto à Câmara para garantir auxílio de R$ 3 mil aos permissionários.
Dos dois lados
Após receber o prefeito do Recife, João Campos (PSB), em sua casa, no último dia 30, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), estará hoje à tarde no Palácio das Princesas, ao lado da governadora. Raquel Lyra (PSD) lança, às 17h, o Programa Recicla Mais Pernambuco. A ideia é qualificar a gestão de resíduos e reduzir custos.
Maternidade
Em discurso no município de Riacho das Almas, semana passada, a governadora Raquel Lyra, anunciou para o dia 22 a entrega do Hospital da Mulher do Agreste. A unidade de Caruaru está na lista das cinco maternidades prometidas em campanha.
Projetos
O presidente estadual do Novo, Tecio Teles, diz que o partido sairá mais forte do pleito de 2026. Em entrevista à Rádio Folha, defendeu o nome do governador Romeu Zema para presidente da República e aposta na eleição de dois deputados estaduais e um federal por Pernambuco. As majoritárias, definem no próximo ano.