Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Folha Política

Unidade para presidir diretório do PT em Pernambuco ainda distante

Inscrições terminam no dia 9 e quatro nomes já estão postos

Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

As inscrições para a presidência do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco terminam em uma semana. A busca pela unidade não parece perto de acontecer.

Quatro nomes já estão no páreo: o deputado federal Carlos Veras; a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o secretário-geral do PT estadual, Sérgio Goiana; e o vereador do Recife,  Osmar Ricardo.

Os três primeiros são da corrente  Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual o senador Humberto Costa faz parte. Mas as correntes têm subdivisões e a CNB apresentou três pré-candidatos.

No último sábado, a Alternativa Socialista Democrática lançou Osmar Ricardo, outro líder forte.

Depois de um feriado intenso de conversas,  a senadora Teresa Leitão, que não pensava em apresentar nomes, reconsiderou a posição.

“Trabalhamos muito pela unidade, mas isso está fracassando”, declarou na noite de ontem. O secretário de Habitação do Recife, Felipe Cury, despontaria como quadro natural, mas a senadora não quis adiantar.

“Temos até dia 8 para decidir.” As inscrições de chapas estaduais vão até o dia 9. Para Humberto Costa, o foco é ter chapa única no estado e nos municípios. “

Onde não for possível, não é problema haver disputa, desde que isso não descambe para qualquer processo que fragilize ou frature o partido”, considera.

No Recife, as inscrições terminam hoje. Até agora há quatro nomes na disputa: o ex-vereador Jairo Brito; o dirigente estadual Pedro Alcântara; e o secretário-executivo de Meio Ambiente no Recife, Jeferson Maciel. O atual presidente, Cirilo Mota, há cinco anos no cargo, disputa a reeleição.

 

Primeiro na nova federação

Antônio Manoel da Silva, o Miruca, de Água Preta, é o primeiro prefeito a filiar-se à Federação União Progressista (UP), oficializada na terça. Vinculado a Noé Magalhães, que teve o mandato cassado, Miruca foi pivô de briga interna e é o 5º prefeito do PSB a deixar a sigla este ano. Os outros foram de Capoeiras, Flores, Frei Miguelinho e Lagoa Grande.


De Minas para o Brasil
Em Minas Gerais, no congresso do PSB, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou mais 18 prefeitos no partido. Agora são 40. Também assegurou ampliar a bancada de deputados. Em 2022, o PSB de Minas ficou sem espaço na Câmara. Pretende fazer três no próximo ano. Das 77 vagas na Assembleia, só duas são da legenda. A partir de junho, João Campos será presidente nacional da sigla.


Gratificação 1

A emenda do deputado Júnior Tércio (PP) que causou a maior confusão terça, na Alepe, será discutida em reunião com o governo na segunda. O deputado propõe gratificação para coronéis aposentados ao projeto que contempla civis e PMs, e que teve votação adiada. 


Gratificação 2

Em sessão plenária, na quarta, o deputado Joel da Harpa (PL) acusou Júnior Tércio de querer beneficiar o sogro, Francisco Tércio, ao defender benefício para coronéis da reserva. Aproveitou e propôs outra emenda, garantindo a gratificação do soldado ao coronel.

Veja também

Newsletter