Folha esclarece dúvidas sobre a Previdência

O advogado e professor de direito previdenciário da UNIFG, Erick William, esclarece as dúvidas dos leitores nesta semana. Mande também sua pergunta para [email protected] ou para o WhatsApp (81) 99479-6141.

Sou aposentado desde julho de 2014 (55 anos de idade e 35 de contribuição). Continuei trabalhando até janeiro de 2015 quando fui desligado da empresa em que trabalhava, sabendo que estava havendo uma revisão de aposentadorias, alguns casos com sucesso, outros não. É possível requerer esta revisão, havendo se aposentado por tempo de contribuição? (Edilberto Lucena)

Edilberto, a revisão de aposentadoria serve para verificar se seu benefício pode ser aumentado em razão do tempo de contribuição trabalhado, ainda que você esteja aposentado. É possível requerer a revisão mesmo estando aposentado por tempo de contribuição, mas você deverá analisar junto a um advogado demonstrando toda a sua documentação e o porquê teria direito a essa revisão e até mesmo o aumento do valor do benefício de aposentadoria.

Gostaria de saber se tenho direito a me aposentar mesmo que seja com 75%. Sou mulher tenho 58 anos e 4 meses de idade e 28 de contribuição.(Conceição Craveiro)

Conceição, aqui consta 4 meses de idade, não consegui entender muito bem sua idade, mas as aposentadorias podem ser integrais ou proporcionais de acordo com o tempo de contribuição e ainda de acordo com a idade da pessoa, então para se aposentar, diante da nova regra, para a mulher, são 30 anos de contribuição e 55 anos de idade, o que soma 85 anos. No seu caso, acredito que faltam alguns anos para a pontuação máxima exigida. Continue contribuindo até alcançar a pontuação. Lembro que a cada 2 anos soma-se 1 ponto a mais a ser feito. Chamamos REGRA 85/95.